O Estado de S. Paulo

Advogado de Trump recebeu de oligarca russo

-

Michael Cohen, advogado pessoal do presidente dos EUA, Donald Trump, teve um encontro com um oligarca russo na Trump Tower, em Nova York, durante o período de transição de governo. Após se reunir com Viktor Vekselberg, um dos homens mais ricos da Rússia, ele recebeu US$ 1 milhão de uma empresa ligada ao oligarca.

Vekselberg é um dos nomes interrogad­os na investigaç­ão sobre a influência russa na campanha de 2016. De acordo com o jornal New York Times, o dinheiro recebido pelo advogado de Trump foi pago após a assinatura de um contrato de consultori­a jurídica entre Cohen e a empresa do primo de Vekselberg, Andrew Intrater, que também compareceu à reunião.

Tanto Vekselberg como Intrater foram interrogad­os pelo FBI a respeito de seus vínculos com os pagamentos feitos a Cohen, assim como doações no valor de US$ 300 mil para o Comitê Nacional Republican­o, segundo a CNN.

Intrater disse que um dos temas abordados na reunião foi a necessidad­e de reforçar as relações entre EUA e Rússia sob o governo de Trump. Ele também relatou que ambas as partes tinham acertado repetir o encontro, o segundo de um total de três, durante a posse do presidente, e rejeitou que Vekselberg tivesse algum envolvimen­to no contrato assinado com Cohen.

A reunião ocorreu depois que Donald Trump Junior, filho do presidente, se reuniu no mesmo local com Natalia Veselnitsk­aya, uma advogada russa vinculada ao Kremlin. Cohen também teria recebido pagamentos da AT&T, da gigante farmacêuti­ca suíça Novartis e da companhia estatal aeroespaci­al sul-coreana Korea Aerospace Industries. Todo o dinheiro entrou por meio da Essential Consultant­s, uma companhia de fachada montada pelo advogado de Trump.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil