O Estado de S. Paulo

POSSÍVEIS CENÁRIOS

-

Um governo Cottarelli

O primeiro passo será a criação de um governo técnico dirigido por Carlo Cottarelli. Consideran­do-se que não deve negociar com os partidos políticos, Cottarelli tem de formar rapidament­e seu governo, prestar juramento e, depois, pedir o voto de confiança do Parlamento.

Rejeição do Parlamento

É muito improvável que Cottarelli obtenha a confiança do Parlamento, dominado por membros do Movimento 5 Estrelas (M5S, antissiste­ma) e pela Liga (extrema direita), que são contra tudo o que ele representa. Portanto, o governo se encarregar­á apenas da gestão dos assuntos correntes, enquanto se espera por novas eleições, cuja data será fixada pelo presidente da república. Cottarelli acrescento­u que se não conquistar o voto de confiança do Parlamento convocará novas eleições para depois de agosto.

Equilíbrio de poder

Ainda não é certo que a coalizão de direita vá sobreviver à crise atual. Berlusconi deu sinal verde para as negociaçõe­s M5S/Liga, mas o programa comum não lhe agradou. Defensor de uma ancoragem europeia da Itália, ele ficou ao lado de Mattarella.

Com que lei?

A paralisia na Itália é fruto, entre outras coisas, da lei eleitoral, que ainda deixa grande parte para uma votação proporcion­al em um cenário político dividido em três campos: direita, antissiste­ma e centro-esquerda. “Se, agora, voltarmos a votar com a mesma lei eleitoral, teremos as mesmas dificuldad­es que neste momento”, advertiu a presidente do Senado, Maria Elisabetta Alberti Caselatti.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil