O Estado de S. Paulo

‘HOMEM-ARANHA’ DO MALI ENCANTA PARIS

-

Mamoudou Gassama, de 22 anos, um jovem malinês em situação ilegal que no sábado escalou em poucos segundos quatro andares de um prédio em Paris para salvar um menino de 4 anos, será naturaliza­do francês. “Todos os papéis vão ser regulariza­dos”, disse o presidente francês, Emmanuel Macron, durante uma conversa com o jovem malinês. O presidente também lhe propôs iniciar os trâmites para obter a nacionalid­ade francesa.

Gassama também falou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, por telefone. “Seu gesto heroico foi um exemplo para todas os cidadãos e a cidade de Paris está pronta para ajudá-lo em seus esforços para permanecer na França”, disse Hidalgo. Gassama disse ter recebido uma oferta de trabalho nos serviços de emergência da capital francesa.

O jovem malinês foi aclamado como um “herói” na França depois que um vídeo, visto por milhões de pessoas nas redes sociais, mostrou o jovem imigrante escalando quatro andares de um prédio em poucos segundos, após ver uma criança em perigo, pendurada no vazio.

“Não pensei em nada, pensei em salvá-lo e, graças a Deus, o salvei”, afirmou Gassama, que chegou à França em setembro. “É uma ação excepciona­l, um ato de heroísmo. Eu queria poder tomar uma decisão excepciona­l como você”, afirmou o presidente a Gassama. “É a primeira vez que recebo um troféu como este”, disse o jovem malinês, em referência ao diploma e à medalha que recebeu por um “ato de coragem e abnegação”.

O garoto estava sozinho na varanda, na ausência dos pais, que não estavam em casa. Depois do ocorrido, o pai do menino foi colocado em prisão preventiva por ter deixado o filho sem vigilância. O garoto foi levado para um centro social, já que a mãe não estava em Paris.

 ?? THIBAULT CAMUS/AP ?? Prêmio. Macron promete regulariza­r papéis de Gassama
THIBAULT CAMUS/AP Prêmio. Macron promete regulariza­r papéis de Gassama

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil