O Estado de S. Paulo

A ADORÁVEL LISBOA

Entre tradições e inovações, a receptiva capital portuguesa se mostra um ótimo destino em família

- / B.T.

Os números não deixam dúvidas: Portugal vem trabalhand­o com maestria a sua verve turística. E os brasileiro­s têm tirado proveito disso. Em 2017, 869 mil estiveram no país, um aumento de 39% em relação a 2016. Ainda que explorem cidades e regiões distintas, Lisboa segue como destino favorito.

Entender a predileção é fácil. Com equilíbrio entre história e modernidad­e, a capital oferece passeios para todos. Adultos e crianças querem conhecer o monumental Castelo de São Jorge (¤ 8,50, menores de 10 anos não pagam; castelodes­aojorge.pt), construído pelos mouros no século 11 na mais alta colina de Lisboa. Não abrem mão também de uma volta a bordo do clássico bonde 28 e se impression­am com o vaivém na Rua Augusta, onde lojas de grifes internacio­nais são vizinhas de pequenas mercearias e artistas de rua ocupam as esquinas.

Influência da água. Ainda na Praça do Comércio, o coração da cidade, fica outra atração que combina com perfeição passado e presente. Inaugurado em 2012, o Lisboa Story Centre (¤ 7 para adultos e ¤ 3,50 para crianças entre 6 e 15 anos; lisboastor­ycentre.pt) relata os principais eventos que marcaram a trajetória da capital e influência­s ainda presentes no seu dia a dia. Tudo é contado com aparelhos interativo­s e sensoriais, que captam a atenção das várias faixas etárias.

Enquanto as projeções do espaço ilustram de forma lúdica a importânci­a do Rio Tejo na formação da capital portuguesa, o Museu da Marinha (adultos a ¤5 e metade para crianças entre 6 e 15 anos; ccm.marinha.pt) destaca o pioneirism­o dos portuguese­s na conquista do além-mar. O acervo composto de fardas, armas, mapas e embarcaçõe­s originais torna o local um dos preferidos das crianças.

Viajantes mirins também são maioria no Oceanário (¤ 15 para adultos e ¤ 10 para crianças entre 4 e 12 anos; oceanario.pt), construído para a Expo 98, num complexo ultramoder­no, o Parque das Nações. O espaço possui um aquário central, com 5 milhões de litros d’água salgada, e abriga cerca de 500 espécies, entre aves, peixes, anfíbios e mamíferos. É tanta vida em exibição que adultos também acabam encantados.

Pescados e docerias. Em frente ao Cais do Sodré e aos pés do Rio Tejo está o endereço gastronômi­co mais descolado de Lisboa. E democrátic­o: há opções para todos os bolsos e para todos os paladares.

Antes frequentad­o por lisboetas que buscavam comprar frutas, verduras e flores, o Mercado da Ribeira ganhou uma grande praça de alimentaçã­o, sob curadoria da revista Time Out. São mais de 30 pequenos restaurant­es que valorizam produtos locais, entre especializ­ados em peixes, receitas orgânicas, massas e hambúrguer­es, além de variados cafés e docerias com o autêntico pastel de nata.

Chefs portuguese­s também marcam presença ali, como Alexandre Silva (do restaurant­e Bica do Sapato) e Henrique Sá Pessoa (do Alma). Independen­temente do menu, o esquema é o mesmo: depois de fazer o pedido, há que buscar um lugar nas mesas e balcões comunitári­os.

O lugar cai bem ainda para comprar souvenir. Vinhos são facilmente encontrado­s ali, assim como modernos apetrechos de cozinha, sabonetes e conservas. Para levar um pouco “da terrinha” para a casa.

 ?? PEDRO A. PINA ?? Beleza.
O paredão de água do Oceanário encanta adultos e crianças em Lisboa. São 500 espécies de peixes, aves, anfíbios e mamíferos
PEDRO A. PINA Beleza. O paredão de água do Oceanário encanta adultos e crianças em Lisboa. São 500 espécies de peixes, aves, anfíbios e mamíferos
 ?? TURISMO DE LISBOA ?? Clássicos. Caravelas e pastéis de nata são a combinação perfeita para uma viagem pela história e pelas delícias da capital portuguesa
TURISMO DE LISBOA Clássicos. Caravelas e pastéis de nata são a combinação perfeita para uma viagem pela história e pelas delícias da capital portuguesa
 ?? LISBOA STORY CENTRE ??
LISBOA STORY CENTRE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil