O Estado de S. Paulo

NA TERRA DA RAINHA

Com museus gratuitos, áreas verdes e pontos icônicos, Londres garante diversão a viajantes adultos e mirins

-

Não tem jeito. Londres está no imaginário da maioria dos viajantes brasileiro­s. Com seus monumentos, ícones, atrações cheias de história e outras ultramoder­nas, a capital britânica é uma das principais escolhas quando a ideia é passar férias no Velho Continente. Esteja você com ou sem crianças.

Pois todo mundo quer ver de perto o Big Ben, dar uma volta completa na London Eye, a roda-gigante mais famosa do mundo (ingresso a partir de 32 libras; londoneye.com) e cruzar a Tower Bridge até chegar à monumental Tower of London, complexo medieval que foi cenário de grandes conquistas e muitas lendas ao longo da trajetória do Reino Unido (adultos pagam 22,70 libras e crianças entre 5 e 15 anos pagam 10,75 libras; hrp.org.uk).

Piquenique e parquinho.

Caminhar sem pressa ao longo da margem do Rio Tâmisa também é um passeio por si só. Assim como conhecer os inúmeros parques da capital inglesa, feitos sob medida para viajantes adultos e mirins e com a vantagem de serem gratuitos.

O Hyde Park, a maior área verde do centro da cidade, é uma opção certeira para fazer um piquenique, tomar sol (a partir de julho, é possível alugar cadeiras), andar de pedalinho e, aos domingos, divertir-se com oradores e excêntrico­s que soltam a voz e deixam seu recado no Speaker’s Corner.

Ele também tem um grande playground, que atualmente concorre como o favorito das crianças com o Princess of Wales Memorial Playground. Localizado no Kensington Gardens, um vizinho mais sossegado do Hyde Park, ele presta homenagem à princesa Diana, que adorava Peter Pan.

Seu maior atrativo, portanto, é um grande navio pirata feito de madeira, rodeado por uma praia artificial. Tendas, trilhas sensoriais, esculturas e outros brinquedos que remetem ao universo do personagem da história infantil completam o cardápio de atrações do parquinho para quem tem até 12 anos.

Grandes museus. Visitar Londres também significa a possibilid­ade de conhecer alguns dos mais incríveis museus do mundo sem desembolsa­r uma libra sequer. O British Museum, famoso pelo seu lindo hall de entrada, tem um gigantesco acervo para narrar toda a trajetória humana, enquanto a National Gallery, localizada em plena Trafalgar Square, reúne obras de mestres da arte (entre eles, Van Gogh, Picasso, Michelange­lo e Caravaggio).

Já a Tate Modern, o mais popular museu de arte moderna e contemporâ­nea do mundo, ficou ainda mais imperdível depois que inaugurou um novo prédio, em 2016. Hoje, conta com fotografia­s, vídeos e trabalhos multimídia­s de artistas cujas origens vão além da Europa e dos Estados unidos, como a japonesa Yayoi Kusama e o brasileiro Cildo Meireles.

Museus gratuitos que agradam a crianças também são vistos na capital inglesa. O principal é o Museu de História Natural, com a exibição de micro-organismos a esqueletos de baleias. A sala mais concorrida ali é a Galeria dos Dinossauro­s, que apresenta um T-Rex em tamanho real.

Até 16 de setembro, o museu abriga ainda a exposição temporária Sensationa­l Butterflie­s, em que espécies de borboletas da Ásia, da África e das Américas podem ser apreciadas de pertinho (os ingressos custam 5,85 libras; nhm.ac.uk).

A poucos passos dali fica o Museu da Ciência, cujas atrações interativa­s, com recursos multimídia, costumam render longas filas. Itens como a cápsula de comando da Apollo 10, a calculador­a de Babbage e diferentes simuladore­s garantem diversão para uma tarde inteira em família. / BRUNA TIUSSU, ESPECIAL PARA O ESTADO

 ?? TRUSTEES OF NHM ?? Sucesso. Galeria dos Dinossauro­s, com um T-Rex, é a mais concorrida do Museu de História Natural, em Londres
TRUSTEES OF NHM Sucesso. Galeria dos Dinossauro­s, com um T-Rex, é a mais concorrida do Museu de História Natural, em Londres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil