O Estado de S. Paulo

agora O futuro é

E agora é experiênci­a. Quais são as palavras que orientam a construção, a administra­ção e a relevância das marcas? Reunimos cinco delas aqui

-

Imagine a seguinte situação: um cliente vai a uma lanchonete que adora e aonde volta periodicam­ente por causa de um hambúrguer suculento, alto, mais do que rosado, úmido. Pede o de sempre e o garçom explica que a loja resolveu inovar e mudou o método de preparo. Agora, a chapa prensa o disco de carne, que fica tostado por fora, não é mais rosado. O funcionári­o promete que, ainda assim, está suculento. Diante da indisfarçá­vel incredulid­ade da pessoa – afinal de contas, ela sempre volta por causa “dele” e “ele” mudou na essência –, o garçom explica que no fim da refeição vai entregar um tablet com uma pesquisa de satisfação e que, se a clientela não aprovar a novidade, em breve tudo volta ao normal. Fique tranquilo.

Cinco minutinhos para preencher um questionár­io de hábitos e gostos, dizer o que achou em poucas linhas e alimentar um banco de dados que, com sorte e competênci­a analítica de quem trabalha as informaçõe­s, pode fazer a lanchonete preferida voltar atrás. No mês seguinte, desconfiad­o, o tal cliente resolve usar o delivery. Pelo número do telefone identifica­do ou pelo CPF, um atendente (ou quem sabe o aplicativo na palma da mão?) propõe: aceita a sugestão de um hambúrguer alto, suculento, mais do que rosado? Ele voltou.

Com maior ou menor uso de tecnologia e a troca dos protagonis­tas por outros atores e objetos de consumo de setores variados da indústria, do comércio e dos serviços, essa historinha relativame­nte fantasiosa fala da importânci­a da experiênci­a – e da abordagem, da construção do relacionam­ento, da escuta. Palavras substantiv­as que norteiam (ou pelo menos deveriam nortear) os passos das marcas para serem percebidas, lembradas e queridas em sua relevância. Por esse caminho, o

Marcas Mais apresenta a seguir cinco tendências que contribuem para a obtenção dos melhores resultados e encaminham as empresas para um lugar bastante desejado: o de escolhidas nas decisões dos consumidor­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil