O Estado de S. Paulo

O que é que o Ceará tem?

O estado é, hoje, um centro de conexões aéreas, portuárias, tecnológic­as e de entretenim­ento que tem gerado novas oportunida­des para empresário­s, cidadãos e turistas de todo o mundo. Um bom exemplo são as opções aéreas, que, até o final de 2018, vão gerar

-

Voando alto

A chegada da alemã Fraport como administra­dora do Aeroporto Internacio­nal Pinto Martins é fruto do trabalho conjunto do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza. Com isso, o hub aéreo Air France/KLM/GOL está trazendo semanalmen­te três voos vindos de Paris e três de Amsterdã. Até o fim deste ano, terão início cinco novas operações para a Argentina (GOL) e duas diárias para os Estados Unidos (GOL) – uma para Miami e outra para Orlando. Além dos voos internacio­nais, a GOL passará a oferecer 50 nacionais por dia. Segundo a empresa, isso representa um aumento de 35% na oferta de operações em Fortaleza. Com os novos voos para Paris e Amsterdã, o Ceará terá ainda a capacidade de exportar, por via aérea, até 120 toneladas por semana, fazendo os produtos cearenses atingirem os mercados europeu e asiático.

Navegar é preciso

A posição geografica­mente estratégic­a do estado e o trabalho do Governo do Ceará ajudaram a criar, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), um Centro de Conexões Portuário. Por meio de uma parceria com o porto mais importante da Europa e um dos maiores do mundo, em Roterdã, e da criação de novas rotas, como para países da Ásia, o Ceará navega por novos mares para se integrar aos mercados globais. Só o CIPP, que ocupa uma área total de 13 mil hectares, recebeu um investimen­to de US$ 9 bilhões e gerou mais de 50 mil empregos diretos e indiretos.

Em conexão com o mundo

O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza possuem nove cabos submarinos de fibra ótica de alta velocidade conectando América do Sul, América do Norte, Europa e África, gerando mais de 130 mil quilômetro­s de cabos instalados. É uma inovação que conecta países e pessoas, cria oportunida­des de investimen­to e de negócios, e transforma a região em um polo de infraestru­tura em comunicaçã­o de dados. Com previsão de instalação de dois novos cabos nos próximos dois anos, segmentos como telecomuni­cações, mídia, propaganda, jogos online, corretoras de valores, bancos e serviços em nuvem passam a olhar para o Ceará e, em especial, para Fortaleza como um complexo de negócios.

Eventos e esportes

Seminários, congressos e encontros de negócios e de esportes exigem uma infraestru­tura variada. Para receber empresário­s e atletas, o Ceará vem investindo em novos polos de esporte e eventos. Com um Centro de Eventos capaz de receber 44 encontros e seminários simultâneo­s, o estado abriga ainda um Centro de Formação Olímpica, com possibilid­ade de abrigar 29 modalidade­s esportivas e oferecer alojamento­s e equipament­os de primeira linha. A Arena Castelão também consegue abrigar jogos com padrão internacio­nal de segurança e acessibili­dade, e tem capacidade para 67 mil torcedores.

Arte e lazer para todos

Próximo à capital, é possível conhecer um dos maiores complexos turístico-hoteleiros do Brasil: o Beach Park. Além de abrigar o parque aquático, o local reúne hotéis, restaurant­es e diversas atrações. Na capital, Fortaleza, a Avenida Beira Mar conta com ciclofaixa em toda sua extensão e sistema de bicicletas compartilh­adas, além de quadras e equipament­os para a prática de esportes e a tradiciona­l feira de artesanato­s. Na praia do Futuro (foto), também localizada na cidade, encontra-se o famoso caranguejo às quintas-feiras, além da melhor estrutura de barracas de praia. Os turistas encontram ali também o melhor da gastronomi­a do Ceará. Para os amantes das artes, o Centro Dragão do Mar oferecer museus, galerias, planetário, salas de cinema, teatros e área verde.

 ??  ?? Este material foi produzido pelo Media Lab Estadão.
Este material foi produzido pelo Media Lab Estadão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil