O Estado de S. Paulo

Engie não conclui proposta por gasoduto de Petrobrás

- COM CIRCE BONATELLI

Acompanhia francesa Engie ainda trabalha nos contratos para formalizar a proposta de aquisição de 90% da Transporta­dora Associada de Gás (TAG), gasoduto da Petrobrás. O prazo acertado entre as duas companhias, no início de maio, terminou ontem, mas vai ser estendido. A complexida­de dos detalhes teria empurrado o prazo. Há informaçõe­s circulando nos arredores da transação de que o atraso da Engie estaria relacionad­o à concretiza­ção das negociaçõe­s sobre os recursos envolvidos para fechar a proposta e de que haveria resistênci­a ao negócio em parte da diretoria-executiva e do conselho da empresa. Procurada, a Engie respondeu que avalia e tem interesse em todas as oportunida­des de negócios na cadeia de valor do gás natural. A Petrobrás não comentou.

» Será?. Se não houver acordo, a Petrobrás pode partir para negociaçõe­s com outros interessad­os. A Engie apresentou a melhor proposta à petroleira na fase vinculante do processo. O gasoduto é avaliado em cerca de US$ 8 bilhões e sua venda representa a de maior montante já realizada pela Petrobrás.

» Grande. Caso a Engie leve o ativo, os 4,5 mil quilômetro­s da TAG representa­rão 10% da quilometra­gem em gasodutos que a empresa tem no mundo. A companhia francesa já tinha entrado na disputa pelo gasoduto Nova Transporta­dora do Sudeste (NTS), também da Petrobras, que foi arrematado pela Brookfield no ano passado, por pouco mais de US$ 4 bilhões.

» Novas fronteiras. O Cubo Itaú, espaço de fomento ao empreended­orismo tecnológic­o do Itaú Unibanco junto à Redpoint eventures, acaba de firmar parceria com Business Lab, da montadora francesa Groupe PSA, dona das marcas de veículos Peugeot e Citroën. A parceria, além de aproximar a empresa francesa do ecossistem­a de startups fomentadas pelo Cubo, prevê a criação de possibilid­ades de negócios para as startups presentes no laboratóri­o do Itaú Unibanco.

» Quadruplic­ando. Atualmente, o Cubo Itaú tem capacidade para 55 startups distribuíd­as em quatro andares de um pequeno edifício na capital paulista. Mas, já a partir do segundo semestre, o espaço será quadruplic­ado.

» Mira. A Rodobens criou um novo canal para aumentar em 25% a venda de seguros e ampliar sua base de corretores parceiros em todo o Brasil. Por meio de sua corretora de seguros, a companhia lançou o Parceiros Digitais, uma plataforma que funciona como um escritório virtual para seus corretores. A ideia é que, além de apólices de diversos segmentos, corretores possam oferecer outros serviços financeiro­s do grupo, como consórcio, linhas de crédito e leasing.

» Dobrar. A corretora de seguros, que atualmente conta com 400 parceiros, pretende dobrar essa base para 800 até o final deste ano e para 1,6 mil em 2019.

» Zerou. A incorporad­ora Mitre Realty conseguiu vender, em um único fim de semana, 75% dos apartament­os de seu novo empreendim­ento na capital paulista, batizado de Haus Mitre. O projeto foi o primeiro da companhia no ano. Consideran­do o ritmo lento da economia brasileira e as dificuldad­es do mercado imobiliári­o, a empresa tem buscado os projetos mais assertivos.

» Tiro certo. Para isso, escolheu como localidade o bairro da Vila Mariana, considerad­o um dos cinco mais desejados por compradore­s de imóveis na cidade de São Paulo, e o empreendim­ento foi erguido ao lado do metrô. Além disso, foi direcionad­o a um público variado, ou seja, de solteiros a famílias com filhos. O próximo lançamento da Mitre será no Butantã, seguindo o mesmo perfil.

 ?? FABIO MOTTA/ESTADÃO - 28/9/2017 ?? Mais tempo. Prazo para a gigante francesa formalizar o acordo para ficar com 90% da TAG terminou ontem
FABIO MOTTA/ESTADÃO - 28/9/2017 Mais tempo. Prazo para a gigante francesa formalizar o acordo para ficar com 90% da TAG terminou ontem
 ?? PAULO VITOR/ESTADÃO - 22/6/2010 ??
PAULO VITOR/ESTADÃO - 22/6/2010

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil