O Estado de S. Paulo

Parente avaliou que iria atrapalhar o governo

-

Quem convive com o agora ex-presidente da Petrobrás Pedro Parente usa uma frase habitual dele para explicar seu pedido de demissão. Para qualquer situação, o executivo sempre disse que era melhor queimar o fusível do que o motor. No caso, ele é o “fusível” e Temer, o “motor”. Com índice de popularida­de baixo e o apoio no Congresso se esvaziando no ano eleitoral, o emedebista precisa dar respostas para a população que cobra também a redução do preço da gasolina. Sabendo disso, Parente avaliou que estava atrapalhan­do, mais do que resolvendo.

» Foi assim... Parente não deu chance para o presidente Temer pedir que ficasse no cargo. Narra um interlocut­or: “Como ele tirou do paletó uma cartinha, não caberia fazer nenhum apelo”. Estava gélido, nervoso e, para alguns, assustado.

» ...não era pra ser. A atitude recebeu críticas de quem acha que ele deveria ter negociado melhor sua saída. “Parente pensou nele, só nele. O governo, o País, que se dane”, diz um auxiliar próximo de Temer.

» Tranquilão. Apesar disso, Temer não teria se abalado. “Depois de ter enfrentado dois milhões de caminhonei­ros, com diálogo, não iria se desequilib­rar com a demissão de um executivo”, garante um aliado.

» Sem opção. Interlocut­ores de Parente respondem. Dizem que ele saiu para preservar a Petrobrás por não concordar com medidas que o governo deve tomar para responder às queixas pelos reajustes constantes também da gasolina.

» O cara... Quando Aldemir Bendine assumiu a Petrobrás, em fevereiro de 2015, as ações da empresa despencara­m. Voltaram a subir quando foi anunciado que Ivan Monteiro seria o diretor financeiro.

» ...do mercado. Mesmo efeito ocorreu ontem depois das notícias de que Monteiro assumiria a petroleira após a demissão de Parente. A bolsa fechou ontem em alta de 0,63.

» Ela? Solange Guedes, que cuida da área de exploração e produção, é considerad­a linha-dura, mais do que Pedro Parente. Por isso, assustou alguns a informação de que seu nome foi cotado para a vaga dele.

» Agora vai. Depois de quatro ministros se declararem impedidos, o processo em que o Tribunal de Contas da União apura superfatur­amento no Rodoanel Norte, em São Paulo, ficou sob a relatoria do ministro Walton Rodrigues, sorteado em abril deste ano.

» Tô fora! Augusto Nardes, Vital do Rêgo, Aroldo Cedraz e Ana Arraes se declararam impedidos. A auditoria, revelada pelo Estado, já apontou R$ 55,6 milhões de sobrepreço em pagamentos da Dersa à OAS. O relator autorizou pedido para aprofundar a investigaç­ão. » Gasolina. A CNT pode dar ainda mais razão aos caminhonei­ros na segunda, quando divulga estudo sobre acidentes e infraestru­tura rodoviária. No documento são apresentad­os os fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes.

» No bolso. Levantamen­to da ValeCard, especializ­ada em gestão de frotas, aponta que o preço da gasolina comum variou 173% na greve.

COM NAIRA TRINDADE. COLABORARA­M BRENO PIRES, MURILO RODRIGUES ALVES, ADRIANA FERNANDES E ELIANE CANTANHÊDE

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. Logo após ser alvo da Operação Registro Espúrio, o deputado federal Jovair Arantes entrou no Telegram, que garante maior proteção na troca de mensagens.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. Logo após ser alvo da Operação Registro Espúrio, o deputado federal Jovair Arantes entrou no Telegram, que garante maior proteção na troca de mensagens.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil