O Estado de S. Paulo

Trump confirma que verá Kim no dia 12

Em mais uma reviravolt­a na negociação de um encontro entre americanos e norte-coreanos, presidente dos EUA disse acreditar em ‘grande sucesso’

-

O presidente americano, Donald Trump, anunciou ontem que a reunião de cúpula com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que ele cancelou menos de um mês atrás, vai de fato ocorrer no dia 12. A mais recente reviravolt­a nas negociaçõe­s entre Washington e Pyongyang ocorreu depois da visita de uma delegação norte-coreana à Casa Branca. Os enviados entregaram uma carta de Kim a Trump.

“Nós superamos isso, totalmente, e agora vamos negociar e vamos realmente iniciar um processo”, disse Trump a repórteres após se encontrar na Casa Branca com um enviado nortecorea­no de alta patente. “Vamos nos reunir com o presidente em 12 de junho e acho que provavelme­nte será um grande sucesso, um processo bem-sucedido”, disse Trump.

Ele tentou reduzir as expectativ­as de um rápido avanço na próxima reunião em Cingapura, dizendo que uma resolução da disputa de décadas sobre os programas de armas nucleares e mísseis balísticos da Coreia do Norte poderia exigir várias sessões.

Kim disse em sua carta a Trump que pretende se reunir com ele, mas sem concessões ou ameaças significat­ivas. O general Kim Yong-chol, braço direito do líder norte-coreano, chegou ontem à Casa Branca para entregar a carta ao presidente americano e se reunir com ele. Os diplomatas têm apenas duas semanas para concluir a preparação logística da cúpula e definir a agenda.

Washington exige de Pyongyang uma “desnuclear­ização completa, verificáve­l e irreversív­el” antes de qualquer suspensão das pesadas sanções internacio­nais que afetam a Coreia do Norte em represália por seus programas nuclear e balístico. Pyongyang nunca aceitou pagar esse preço, consideran­do seu arsenal uma garantia da sobrevivên­cia do regime.

 ?? OLIVIER DOULIERY/EFE ?? Otimista. Trump fala sobre encontro na Casa Branca
OLIVIER DOULIERY/EFE Otimista. Trump fala sobre encontro na Casa Branca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil