O Estado de S. Paulo

Mercado ainda vê Ibovespa em alta, apesar da crise

-

Apesar das turbulênci­as no cenário doméstico nos últimos dias, a maioria dos participan­tes do Termômetro Broadcast Bolsa segue vendo alta para o Ibovespa na próxima semana. A pesquisa tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do índice na semana seguinte.

De acordo com o levantamen­to, 47,83% dos participan­tes esperam avanço, ante 48,15% na pesquisa da semana passada. A fatia dos que acreditam em baixa recuou fortemente ante a sondagem anterior, de 40,74% para 17,39% do universo total. Por outro lado, os que têm expectativ­a de estabilida­de agora representa­m 34,78%, de 11,11% no Termômetro anterior.

O principal índice do mercado de ações brasileiro apurou perda semanal de 2,10% .

Após a notícia sobre o pedido de demissão do presidente da Petrobras, Pedro Parente, ontem pela manhã, o mercado agora deve reagir à confirmaçã­o de que o vice-presidente da estatal, Ivan Monteiro, assumirá o cargo.

No centro do debate, está a condução da política de reajuste de preços da estatal, que está sob pressão por mudanças depois da greve dos caminhonei­ros. As ações da Petrobras encerraram a sexta-feira com perda na casa dos 13%.

Já a agenda de eventos e indicadore­s é mais restrita na semana que vem. No Brasil, os destaques são a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de abril, na terça-feira, e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio, na sexta-feira, ambos a serem divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE).

No exterior, haverá vários indicadore­s econômicos na China, como de inflação e comércio exterior. Na Europa, será conhecido o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro do primeiro trimestre, na terceira estimativa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil