O Estado de S. Paulo

Raio X de supersalár­ios não avança no CNJ

- COLUNA DO ESTADÃO ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM NAIRA TRINDADE. COLABORARA­M BRENO PIRES, RAFAEL MORAES MOURA E FÁBIO SERAPIÃO

OConselho Nacional de Justiça (CNJ) ainda não avançou na apuração de eventuais irregulari­dades nos supersalár­ios da magistratu­ra. Em agosto do ano passado, a presidente do CNJ, ministra Cármen Lúcia, determinou que tribunais de todo o País enviassem ao conselho as remuneraçõ­es dos seus juízes, que foram publicadas no portal do conselho. A ministra havia prometido acionar a Corregedor­ia do CNJ para apurar possíveis abusos e até sinalizou a criação de uma comissão para se dedicar ao tema, mas as promessas não saíram do papel.

Pelo menos 14 integrante­s do CNJ receberam em 2017 rendimento acima do teto (R$ 33,7 mil). O conselheir­o Aloysio Corrêa da Veiga, do TST, embolsou R$ 110 mil em dezembro. Eles negam irregulari­dades. O CNJ não se manifestou.

Celeiro. O novo presidente da Petrobrás, Ivan Monteiro, é mais um ex-vicepresid­ente do BB na gestão de Aldemir Bendine a ascender. O grupo ainda conta com Paulo Caffarelli, atual presidente do BB; o antecessor dele, Alexandre Abreu, e o ex-presidente da Previ Ricardo Flores.

Preferidos. Quando assumiu o comando do BB, em 2009, Bendine, atualmente preso pela Lava Jato, disse ao O Globo que admirava dois profission­ais: Dan Conrado, que também foi seu vice-presidente, e Ivan Monteiro, “que nasceu em Manaus e chegou ao Rio criança. É tão carioca que joga vôlei na praia domingo”.

Queridinho. O presidente Michel Temer enxugou o orçamento de todos os ministério­s para atender às demandas dos caminhonei­ros. Apenas uma pasta não sofreu cortes: o Ministério dos Direitos Humanos.

TMJ. Em reunião reservada na quinta com 27 presidente­s estaduais da Assembleia de Deus, o presidente Temer ouviu do bispo Manoel Ferreira que ele pode contar com a congregaçã­o.

O segredo. E contou o motivo. Temer foi o único presidente a nomear dois pastores da igreja ministros. Ronaldo Nogueira (ex-Trabalho) e Ronaldo Fonseca (Secretaria-Geral).

Paradinha. O processo em que o ex-presidente Lula, o senador cassado Delcídio Amaral e outros cinco são acusados de obstrução da Justiça aguarda sentença do juiz Ricardo Leitte, da 10.ª Vara Federal de Brasília, desde novembro.

Para lembrar. Eles são acusados de tentar obstruir a Justiça comprando o silêncio do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró, um dos delatores do esquema de corrupção na estatal.

Próximo. O Ministério Público pediu a absolvição de Lula por falta de provas.

Decoro. O deputado federal Alfredo Kaefer (PP-PR) vai representa­r contra o colega Giacobo (PR-PR) na Corregedor­ia da Câmara. Alega ter sido xingado de “vagabundo” após desentendi­mento no plenário.

Do seu jeito. A Anac vai passar a aceitar o uso de nome social nos documentos eletrônico­s para embarque em voos domésticos. O pedido partiu do Ministério dos Direitos Humanos.

Novo primeiromi­nistro da Espanha, o socialista Pedro Sánchez visitou o Instituto Lula em 2015 e chamou o expresiden­te de “referência da boa política”. CLICK.

 ??  ?? SINAIS PARTICULAR­ES. Michel Temer,
presidente
SINAIS PARTICULAR­ES. Michel Temer, presidente
 ?? INSTITUTO LULA ??
INSTITUTO LULA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil