O Estado de S. Paulo

Futebol sai da arquibanca­da e ganha leitores nas livrarias

-

Paulo Vinícius Coelho conta pela primeira veza história do futebol brasileiro sob o ponto de vista do jogo. O jornalista detalha as mudanças táticas e a evolução do esporte. Nessa tra- jetória, relembra as grandes seleções do Brasil, os bastidores das grandes conquistas, co- mo as da Copa de 1970 e 2002, e ajuda a desvendar os mistérios das derrotas inesquecív­eis, como no Mundial de 1982 e o 7 a 1 contra a Alemanha.

O jornalista canadense Ken Bensinger revela os detalhes do maior caso de corrupção da história do futebol. O livro será lançado mundialmen­te em 12 de junho, dois dias antes da abertura da Copa da Rússia. Nele estão reunidos documen- tos e relatos que tentam expli- car como funcionava o esquema de subornos envolvendo a Fifa e dirigentes esportivos do mundo inteiro. Inicialmen­te, sairá em inglês.

É o segundo livro de ficção com o futebol como tema do economista Luiz Guilherme Piva. A obra reúne crônicas sobre a bola que rola em parale- lo às modernas arenas. “A pala- vra, a frase, o ritmo desse cara é a pelota que quica sem desti- no definido. Ele conseguiu tra- duzir a bola na escrita, sua tra- jetória e seus barulhos, com todo o suspense e a dramatur- gia a cada gol de letra”, escreveu Xico Sá na contracapa.

A origem do futebol na Rússia é muito semelhante ao seu iní- cio no Brasil, de origem popular, praticado por comerciant­es e marinheiro­s. Além de mostrar como a bola começou a rolar na atual sede da Copa do Mundo, o jornalista Emanuel Leite Júnior faz uma análi- se de como a Revolução Russa utilizou a modalidade para afir- mação de uma identidade e pa- ra promover as instituiçõ­es nacionais.

É uma ode ao futebol dividida em contos. Galeano capta como poucos a magia que envolve o mundo da bola. Ele puxa de sua memória a sensação de assistir aos grandes ídolos: “Ver Pelé jogar valia uma trégua e muito mais” ou “Hele- no de Freitas tinha pinta de cigano, cara de Rodolfo Valenti- no e humor de cão raivoso. Nas canchas, resplandec­ia”. Tudo isso vindo de quem nunca teve intimidade com a bola.

São crônicas e poemas que mostram o ponto de vista de Drummond sobre o futebol. Há desde as rivalidade­s entre grandes times a lances geniais de Pelé, Garrincha e outros craques. Os textos abrigam nove Copas: de 1954, na Suíça, até a última testemunha­da pelo autor, em 1986, no México. Como é de se imaginar, vão além de análises técnicas e táticas e tentam captar o que está nas entrelinha­s do esporte.

 ?? Autor: Eduardo Galeano Editora: L&P ??
Autor: Eduardo Galeano Editora: L&P
 ?? Autor: PVC Editora: Objetiva ??
Autor: PVC Editora: Objetiva
 ?? Autor: Luiz G. Piva Editora: Iluminuras ??
Autor: Luiz G. Piva Editora: Iluminuras
 ?? Autor: Emanuel Leite Jr. Editora: Multifoco ??
Autor: Emanuel Leite Jr. Editora: Multifoco
 ?? Autor: C. D. de Andrade Editora: C. das Letras ??
Autor: C. D. de Andrade Editora: C. das Letras
 ?? Autor: Ken Bensinger Editora: Globo Livros ??
Autor: Ken Bensinger Editora: Globo Livros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil