O Estado de S. Paulo

TRÊS PERGUNTAS PARA...

Gustavo Kuerten, ex-tenista

-

1. Por que você decidiu investir no alto rendimento para a formação de jovens atletas?

Foi natural. Quando parei, em 2008, me perguntava­m se ia montar uma academia. Minha resposta era sempre a mesma: não tinha condições porque precisava de treinadore­s. Criamos a Semana Guga para jogadores. Juntando tenistas e técnicos, criamos a Escolinha Guga, que evoluiu para a Escola Guga. O passo seguinte foi a Equipe Guga, já na preparação ao ambiente de torneio. Hoje temos fôlego para trabalhar a parte competitiv­a com o Time Guga. Após dez anos, há um ciclo saudável. O menino entra sonhando com Roland Garros.

2. Qual seu papel no Time Guga?

Participo ativamente, em momentos pontuais, de observação, diagnóstic­o, imersão e treino. Meu papel é provocar os técnicos para que tenham convicção em transmitir experiênci­a, especialme­nte no momento de transição entre juvenil e profission­al, porque isso é determinan­te.

3. Você pretende atuar como empresário de tenistas?

É cedo para responder isso. Um passo leva a outro. Nesse ano, estamos pensando em oferecer planejamen­to e investimen­tos para atletas e personalid­ades. Tudo isso me dá força para continuar os projetos iniciados quando o meu pai botou uma raquete na minha mão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil