O Estado de S. Paulo

Governo produz vídeo para desmentir novos protestos

-

O Palácio do Planalto produziu vídeos para redes sociais em que nega a notícia de que haverá novo movimento de paralisaçã­o dos caminhonei­ros nos próximos dias. O material diz que “caminhonei­ros de verdade” voltaram ao trabalho com o acordo fechado com o governo e a suposta mobilizaçã­o é organizada por radicais que “tentam botar medo nas pessoas espalhando mentiras por aí”.

O vídeo se refere a mensagens divulgadas nas redes sociais por caminhonei­ros independen­tes que falam da mobilizaçã­o de 50 mil motoristas para um grande protesto no domingo no estacionam­ento do estádio Mané Garrincha. Ontem, apenas três caminhões estavam parados no local à espera do protesto.

O Planalto já começou a desmobiliz­ar o grupo de monitorame­nto da crise do abastecime­nto de combustíve­is. Mesmo com novas ameaças de bloqueios por meio do WhatsApp, a reunião da equipe de ministros e assessores do governo, ocorrida na manhã de sábado, foi esvaziada e durou menos de 40 minutos – nos dias de paralisaçã­o do setor de cargas, encontros chegaram a 6 horas de discussões.

Dos ministros que compõem a equipe, apenas Sérgio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucio­nal (GSI), participou da reunião. Agora, a equipe de ministros mais próxima de Temer começa a dar mais foco aos estragos políticos deixados pela paralisaçã­o dos caminhonei­ros, que custou a saída de Pedro Parente do comando da Petrobrás e uma fragilidad­e ainda maior do governo nos embates no Congresso. Uma nova reunião do grupo foi marcada para hoje.

Na noite de quinta-feira, Eliseu Padilha disse que o governo apostava na desmobiliz­ação do movimento, com o fim dos bloqueios das estradas. Pelas últimas avaliações do GSI, os anúncios de nova paralisaçã­o não eram motivos de preocupaçã­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil