O Estado de S. Paulo

A volta de Penélope Nova

Ex-VJ da MTV dá conselhos sobre sexo e amor no YouTube

- João Paulo Carvalho

Penélope Nova, de 44 anos, abre o portão de sua casa, na zona oeste de São Paulo, com o mesmo carisma e desenvoltu­ra dos tempos de televisão. “Vou prender a cachorrada toda, espera aí só um minuto, meu querido”, diz ela, em uma ensolarada manhã de outono. Depois de se divorciar e quebrar financeira­mente há alguns anos, a apresentad­ora de TV se viu numa encruzilha­da até conseguir um lugar para viver com seus quatro animais. Após muitos impasses, foi num quartinho de hotel para cachorros na região do Pacaembu que Penélope deu a volta por cima. “Reformei tudo isso aqui por conta própria”, conta ela à reportagem do

Estado. “Não tinha nada. Eu mesma quebrei as paredes e pintei. Deu um trabalho danado, mas hoje eu sou uma pessoa extremamen­te feliz com as coisas que tenho. A gente não precisa de muito para ser feliz”, diz.

Depois de 10 anos longe da televisão, quando brilhou no comando do saudoso Ponto P, da MTV, Penélope Nova volta à ativa como conselheir­a sexual e amorosa. Desta vez, entretanto, ela está à frente do P & Ponto, seu novo canal no YouTube (youtube.com/pponto). A essência do programa é a mesma dos tempos áureos na TV aberta. Toda terça-feira, às 22h, Penélope Nova conversa ao vivo com os internauta­s para sanar as dúvidas sobre amor, sexo, comportame­nto e “sabe-se lá Deus o que vier pela frente”. “O programa acabou em 2008, mas sempre me paravam na rua para falar o quanto sentiam falta do Ponto P.

Era surpreende­nte, mesmo com o passar do tempo, o quanto o programa ficou na memória das pessoas. Foi um período muito prazeroso para mim, a hora mais feliz da minha semana. Meu trabalho era ser eu mesma. Sentia saudade de tudo aquilo”, afirma Penélope.

Além do programa ao vivo às terças-feiras, o canal também traz conteúdos exclusivos às quintas e aos sábados: entrevista­s com anônimos e famosos, além de reportagen­s sobre comportame­nto. No P & Ponto, o público também pode enviar qualquer tipo de pergunta sobre a vida pessoal e profission­al da

Sexo vai ser sempre um tabu na nossa sociedade. Não mudou muito. A gente vive o declínio do casamento, por exemplo. O casamento é uma instituiçã­o falida”

apresentad­ora. “Sexo é algo muito íntimo. A gente fala muito sobre ele e tenta abordar a coisa com naturalida­de. Há, no entanto, um limite tênue entre falar com naturalida­de e banalizar. Você, numa certa idade, fala sobre sexo, porque precisa se autoafirma­r. Sexo é poder”, complement­a Penélope.

De 2004 a 2007, o Ponto P foi sucesso de audiência na extinta MTV. No comando do programa por 4 anos, Penélope se viu diante de situações difíceis. A mais complexa delas aconteceu em 2005, quando uma jovem de 16 anos, então grávida, ligou para o programa dizendo que não queria ter o bebê. “Por questões jurídicas e por ser apresentad­ora de um programa de televisão, eu não podia dizer que ela deveria abortar. Eu sabia da minha responsabi­lidade, sabia que minha opinião era criminosa. Eu sou favorável ao aborto, mas não podia dizer isso ao vivo, até porque a garota era menor de idade. Ela não queria ter o filho. Ela só precisava de alguém que dissesse isso a ela. Eu falei que a entendia, mas garanti que era uma decisão única e exclusivam­ente dela. Eu não defendi abertament­e o aborto, porque eu não podia fazer aquilo. Fui embora chateada. Fiquei pensando em pegar o telefone com a produção e ligar para a menina, mas não fiz isso”, lembra Penélope.

Formada em Educação Física, a personal trainer Penélope, que agora é obcecada por alimentaçã­o correta e saudável, começa na metade do ano sua especializ­ação em sexualidad­e. Para ela, sexo sempre será um tabu em uma sociedade que avançou, mas que permanece conservado­ra em muitos aspectos. “Eu falo sobre sexo como todo mundo fala entre amigos. Sexo vai ser sempre um tabu na nossa sociedade. Não mudou muito dos tempos de Ponto P para cá. A gente vive o declínio do casamento, por exemplo. O casamento é uma instituiçã­o falida. Claro que as pessoas desejam se relacionar com uma única pessoa, porque isso faz parte do anseio da humanidade. Mas o formato como ele foi estabeleci­do na sociedade já foi colocado em xeque há muito tempo. A gente reflete pouco sobre nós mesmos. Nos preocupamo­s mais com aparecer do que em ser. Ser dá trabalho e as pessoas hoje não querem ter trabalho. O desejo da conformida­de é bocó”, reflete Penélope.

 ?? VALERIA GONCALVEZ/ESTADÃO ?? Animais. Ex-VJ da MTV vive na zona oeste de SP com seus quatro cachorros: Bernardo Mischa Ursula e Teodora
VALERIA GONCALVEZ/ESTADÃO Animais. Ex-VJ da MTV vive na zona oeste de SP com seus quatro cachorros: Bernardo Mischa Ursula e Teodora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil