O Estado de S. Paulo

Audi Q2 é um pequeno notável

Avaliamos, na Europa, o modelo de entrada da gama de SUVs da marca alemã, que deve ser oferecido no mercado brasileiro a partir do ano que vem

- Tião Oliveira

Há tempos a Audi ensaia o lançamento do Q2 no Brasil, mas, segundo informaçõe­s da marca, a instabilid­ade do mercado nacional não deixa. Agora, a proximidad­e da estreia da segunda geração do Q3, que vai ficar maior, mais equipada e será apresentad­a até o fim deste ano, abre caminho para a vinda do SUV de entrada da fabricante alemã – a expectativ­a é para 2019. Avaliado na Europa, o compacto mostrou ser ótimo no uso urbano, mas não decepciono­u em uso rodoviário (desde que a família não seja muito grande).

Lançado em meados de 2016, o Q2 está mais para um crossover que um SUV. Com 4,19 metros de compriment­o, é 20 cm mais curto que o atual Q3 e 17 cm menor que o X2, rival da BMW que acaba de chegar ao País por a partir de R$ 211.950.

O Q2 usa a plataforma MQB. Por isso, pesa só 1.205 kg, sua carroceria tem boa rigidez torcional e pode trazer sistemas de entretenim­ento, conectivid­ade e assistênci­a à condução.

Na Europa há versões Básica, Sport e Design, além do kit esportivo S Line. São seis opões de motor, todas com turbo.

Há três a gasolina (1.0 de três cilindros e 116 cv, 1.4 de 150 cv e 2.0 de 190 cv) e três a diesel (1.6 de 116 cv e 2.0 de 150 ou 190 cv).

O câmbio pode ser manual de seis ou automatiza­do de sete marchas. A tração pode ser dianteira ou nas quatro rodas (opcional nas versões mais simples).

Avaliamos o Q2 com motor 1.6 turbodiese­l, câmbio automatiza­do e tração 4x2. Embora essa opção não deva ser oferecida no Brasil (a aposta é na 1.4, com câmbio robotizado e 4x4) foi possível conferir a dirigibili­dade e agilidade desse Audi.

A posição de guiar agrada e é fácil de ajustar (no carro avaliado a regulagem era por alavanca). Além disso, todos os comandos ficam à mão do motorista.

Havia start&stop e sensores de obstáculos na frente e atrás. O sistema de entretenim­ento e o GPS estavam desativado­s.

Com bons 2,6 metros de entre-eixos, o Q2 leva até cinco pessoas. Isso desde que o trajeto a ser percorrido seja curto.

Como o túnel central é alto atrás, rouba espaço de um eventual quinto ocupante. Além disso, o bagageiro de 405 litros só comportará cinco malas em um “bate e volta” para a praia.

Rodamos cerca de 2.500 km por estradas de Portugal e Espanha. Entre os destaques, o carro é bem silencioso em rodovias, a direção elétrica é precisa e a carroceria oscila pouco em curvas.

As cidades, por sua vez, são o hábitat do Q2. Além de ser ágil no trânsito urbano, o Audi é fácil de manobrar e cabe em qualquer lugar – algo útil principalm­ente em vias apertadas.

 ?? AUDI ??
AUDI
 ?? FOTOS: AUDI ?? Gama. Na Europa, Audi tem três versões e seis tipos de motor. Opção de topo traz itens como central multimídia e tração nas quatro rodas
FOTOS: AUDI Gama. Na Europa, Audi tem três versões e seis tipos de motor. Opção de topo traz itens como central multimídia e tração nas quatro rodas
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil