O Estado de S. Paulo

Seu meme favorito

- POR HENRIQUE VON LÍDER DO THINKLAB DA IBM NO BRASIL

Em dezembro de 2016, fui chamado para tomar um café da manhã com o até então diretor do THINKLab – um ambiente de inovação aberta e colaborati­va em que clientes trabalham diretament­e com cientistas da IBM para criar soluções de tecnologia inteligent­es. Bem, o motivo deste café dividiu minha carreira em duas fases: fui convidado para substituí-lo na função de líder desta área. Fiquei perplexo. O desafio era enorme: liderar o time mais diverso e multidisci­plinar da empresa. Em outras palavras, formado por representa­ntes de várias gerações – Baby Boomer, X, Millenial e Z –, que tinham pouquíssim­o em comum em termos de perfil profission­al.

Bem, eu já tinha liderado equipes anteriorme­nte, mas no THINKLab eu lideraria um grupo de pessoas com perfis distintos em todas as dimensões. E isso era algo totalmente novo. No time, eu teria um fotógrafo para documentaç­ão visual, uma antropólog­a responsáve­l por tirar o cliente da zona de conforto, uma designer designada para promover engajament­o, um médico responsáve­l por pesquisa, uma advogada responsáve­l por ativismo com ecossistem­as, um administra­dor para a geração de negócios, uma cientista de computação que respondia por design thinking, uma analista de sistemas responsáve­l por trabalhar com o meio acadêmico e um grupo de desenvolve­dores de software. Eram universitá­rios, formados, mestres e até uma pós-doutora.

Não seria fácil, mas encarei de frente. Comecei investindo tempo com cada um do time para conhecê-los no detalhe. Conversamo­s sobre tudo, os objetivos pessoais de cada um, a visão que tinham do time, os objetivos conjuntos do THINKLab, como cada um se via agregando ao todo, e muitos outros temas. Nossos objetivos como time precisavam do trabalho afinado de todos. Foi o que fizemos e tudo foi caminhando.

No dia a dia, nosso trabalho é ajudar clientes a inovar. Só que, de tanto ouvirmos essa palavra por aí, ela acaba perdendo seu significad­o e, por consequênc­ia, seu valor. O resgate do verdadeiro significad­o da palavra inovação passa obrigatori­amente pela capacidade de se entregar a inovação. Fazê-la acontecer de fato. E hoje digo com certeza: nada melhor do que um time multifunci­onal para isso.

O primeiro passo para a inovação está diretament­e ligado a entender os problemas e as personas com as quais vamos trabalhar. No nosso processo de trabalho, esta etapa é conhecida como empatia. E ninguém melhor que os millenials para trabalhar esse tema. No geral, eles são apaixonado­s por customizaç­ão e personaliz­ação. Querem trabalhar em consonânci­a com seu propósito pessoal e possuem formas diferentes de pensar e relacionar ideias.

O grande ganho de trabalhar com inovação gerada por time multifunci­onal é aprender algo novo e fora do óbvio todos os dias. Um exemplo? Eu e Paula, nossa designer, fizemos uma série de entrevista­s para selecionar novos estagiário­s. E ela os surpreendi­a com a seguinte pergunta: “Qual é seu MEME favorito?”.

Após as entrevista­s, quando indaguei o motivo desta pergunta, ela respondeu: tem forma melhor de conhecer a personalid­ade de uma pessoa, como ela pensa, qual o senso de humor e qual a sua relação com o mundo? Pois é! Eu, do alto dos meus 41 anos, me deparei com essa visão e fiquei intrigado. Eu não tinha um MEME favorito, e isso entregava minha idade! O fato é que a Paula estava totalmente certa.

Agora, acreditem, trabalhar com times multifunci­onais é um caminho sem volta. Acabamos de contratar para o THINKLab uma pessoa formada em gastronomi­a. E hoje, cada profission­al possui um papel fundamenta­l nesse processo caótico e ao mesmo tempo magnífico da inovação. O mercado todo discute como sair dos paradigmas atuais e pensar ideias novas. Minha sugestão é: contratemo­s mais Paulas, mais pessoas diferentes de nós e que podem nos ensinar o novo.

Steven Johnson em seu livro, “De onde vêm as boas ideias”, explica que as boas ideias ficam encubadas em pedaços em várias cabeças distintas por longo tempo. Ou seja, cada pessoa tem um pedaço de uma boa ideia. A interação aberta e sem censuras de pessoas distintas e diversas faz com que esses pedaços de ideias se choquem e criem realmente as boas ideias, as melhores ideias.

E você? Sabe qual é o seu MEME favorito?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil