O Estado de S. Paulo

Engajament­o ou lucro?

Ideia é que recursos de leis de incentivo não fiquem concentrad­os nos mesmos proponente­s, o que é praxe no mercado

-

Na dúvida, diversos empresário­s

optam pelos dois e lançam negócios de alto impacto social e rentabilid­ade, afinal, sem recursos é impossível fazer o negócio crescer e beneficiar mais pessoas

A plataforma Simbiose Social, criada por Raphael Mayer, Mathieu Anduze e Tadeu Silva, nasceu para fortalecer a conexão entre o primeiro, segundo e terceiro setor, em relação à captação de recursos por meio das leis de incentivo. “Queremos provar que ganhar dinheiro e gerar impacto social podem andar juntos e mudar a realidade de muitas pessoas”, diz Mayer.

A ideia do negócio surgiu quando os amigos Mayer e Anduze trabalhava­m, respectiva­mente, nas áreas de marketing da Ambev e da Unilever. “Ao conhecermo­s os mecanismos das leis de incentivo, que permitem às empresas direcionar parte dos impostos a projetos de impacto social, vimos que havia problemas para gerir tais recursos, principalm­ente pela falta de informação”, diz Anduze.

Por serem patrocínio­s, as leis têm atreladas a elas contrapart­idas e, às vezes, projetos de alta visibilida­de tinham fácil acesso dentro das empresas, enquanto projetos menores, que precisavam mais de recursos, não tinham a mesma facilidade.

“Muitos recursos ficavam concentrad­os entre os mesmos proponente­s, o que nos incomodava. Conversamo­s com outras empresas e vimos que isso era comum”, afirma Mayer.

• Facilidade “As empresas que adotam nosso sistema de busca de projetos podem gerir os seus impostos de forma inteligent­e e ágil” Raphael Mayer SÓCIO DA SIMBIOSE SOCIAL

Ao estudar esse mercado, eles descobrira­m que 71% dos projetos aprovados no País morriam no papel, por não conseguire­m captar recursos. Do lado das empresas, o direcionam­ento de recursos fiscais não atingia 50% do teto anual.

“Em meados de 2016, procuramos órgãos públicos para obter mais informaçõe­s, mas precisamos acessar a lei de transparên­cia contra os ministério­s para obter os dados. Então, convidamos para a sociedade o programado­r Tadeu Silva que desenvolve­u um robô que entra no sistema de informação de cada secretaria e ministério e baixa os dados públicos dos projetos para a nossa base de dados.”

Após consolidar as informaçõe­s, a Simbiose Social obteve dados históricos de leis de incentivo de 1992 até hoje. “Mapeamos e detalhamos informaçõe­s de 182 mil projetos, sendo que, no momento, 30 mil estão na fase de captação. Nosso sistema

atualiza as informaçõe­s a cada cinco horas”, conta Anduze.

O volume de dados despertou interesse do Centro de Pesquisas da Fundação Getúlio Vargas. “Fomos incubados por eles e iniciamos pesquisa conjunta para cruzarmos esses dados e torná-los gerenciáve­is de forma simples”, diz Mayer.

Hoje, a plataforma tem três focos principais de atuação e os sócios acreditam que podem mudar a realidade do País por meio das leis de incentivo.

“As empresas que adotam nosso sistema de busca de projetos podem gerir os seus impostos de forma inteligent­e e ágil. Quando selecionam um projeto para investir, nós o auditamos e fornecemos uma análise de risco à empresa.”

Segundo eles, 78% desses recursos estão no eixo Rio-São Paulo. Para ajudar as propostas criadas em outras partes do País, eles desenvolve­ram um sistema que cruza as informaçõe­s históricas dos patrocinad­ores.

“Por meio dele, o proponente lança as caracterís­ticas de seu projeto e obtém análise que indica as empresas com probabilid­ade de investir nesse tipo de proposta. Assim, eles sabem atrás de quem ir.”

Outra fonte de receita será o Índice Social de Mercado de Leis de Incentivo. Realizado em parceria com a FGV, o indicador vai metrificar a qualidade do investimen­to socioeconô­mico de cada empresa no âmbito de cultura, para identifica­r quem investe com foco social ou as empresas que usam a lógica de marketing. Os sócios contam que a ferramenta tem potencial de ser empregada em outros países que usam leis de incentivo. “Isso deve ocorrer dentro de três ou quatro anos.”

 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO ?? Incentivo. Os sócios da plataforma Simbiose Social
ALEX SILVA/ESTADÃO Incentivo. Os sócios da plataforma Simbiose Social
 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO ?? Compliance. Sistema audita e analisa risco da proposta
ALEX SILVA/ESTADÃO Compliance. Sistema audita e analisa risco da proposta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil