O Estado de S. Paulo

COSMÉTICO EM VERSÃO CASEIRA. E NATURAL

Avançam cursos e negócios para quem pretende criar opções personaliz­adas com óleos essenciais

- Paula Felix

Abusca por produtos mais saudáveis, naturais e feitos sem agredir o ambiente tem saltado do campo alimentar para o de cosméticos, e algumas pessoas já vêm desenvolve­ndo dentro de casa xampus, hidratante­s e sais de banho como alternativ­as naturais às disponívei­s no mercado. Em alguns casos, as formulaçõe­s inicialmen­te feitas de modo caseiro, para a própria pele, estão se aprimorand­o e já passam a ser vendidas em feirinhas artesanais de São Paulo ou pela internet.

Foi o que aconteceu com Ane Rocha, de 31 anos, que até 2013 tinha uma vida acelerada e sentia falta de tempo e espaço para cuidar de si. “Estava me afastando do que eu acreditava. Era hora de parar um pouco e olhar para mim. Comecei a procurar coisas mais naturais, fiz cursos e, na minha primeira oficina de aromaterap­ia, me apaixonei pelos óleos essenciais. Tinha vários cosméticos e não sabia o que tinha dentro deles.”

Das dúvidas ao ler os rótulos dos produtos, ela passou à tentativa de produzir o que usaria para cuidar da pele e dos cabelos. O passo seguinte foi presentear amigos e, desde maio do ano passado, começou a vender os produtos que criou com a marca Notas de uma Busca. As feiras especializ­adas em produtos artesanais e a internet são os principais pontos para os artigos dela.“A gente pode ter mais controle sobre o que está passando na pele, usar ingredient­es naturais e do nosso País, que tem uma diversidad­e botânica que a gente não conhece e não honra.”

Mesmo sendo produtos artesanais, ela diz que trabalha para que tenham um controle de qualidade, e a casa dela foi adaptada para o negócio.

A apresentad­ora Alana Rox, autora do livro Diário de uma Vegana (Editora Globo Estilo), faz desodorant­e, pasta de dente e sabonete em casa e ensina as versões caseiras. “A natureza não precisa de rótulo. Acabei me aprofundan­do e fui fazendo a minha própria maquiagem e meus produtos de limpeza. A pessoa pode potenciali­zar os benefícios usando ingredient­es anti-inflamatór­ios e antibacter­ianos, como o óleo de coco, o óleo de cravo”, afirma.

Ela, que é embaixador­a da ONG Mercy For Animals no Brasil, conta que tem notado um movimento crescente de pessoas que estão buscando preparar seus cosméticos ou versões artesanais. “As pessoas estão despertand­o para ler rótulos e estão precisando de coisas mais naturais. Elas estão indo para um caminho mais leve, que não agride os animais nem o ambiente”, diz.

Para quem quer se aventurar na produção dos próprios cosméticos, Alana indica três ingredient­es essenciais. “Óleo de coco, bicarbonat­o de sódio e vinagre resolvem a vida.”

Um dos criadores da Grön Handmade, Lucas Vasconcell­os Czepaniki, de 26 anos, começou a fazer cosméticos em casa com a mulher, Lorena Vasconcell­os Czepaniki, de 27 anos, há um ano e meio, quando buscavam produtos veganos.

“As alternativ­as eram muito caras. Começamos a tentar fazer sabonete, xampu. A Lorena começou a pesquisar formas de fazer em casa, realizamos um teste e trouxemos uma leva de dez sabonetes para o local onde eu trabalhava na época. Vimos que dava para fazer o negócio”, relembra Czepaniki.

Cuidados. Produtos naturais também precisam ser testados por quem vai usá-los, e os rótulos devem ser lidos, explica a médica da Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia Lilia Guadanhim. “No caso de cosméticos naturais, o grande risco é de alergias.”

Mas é mesmo possível fazer os próprios cosméticos em casa? Segundo Lilia, sim. “O óleo de coco parece ter um potencial hidratante bom. A pessoa pode fazer um esfoliante mais levinho”, diz.

“Infelizmen­te, no Brasil, o mercado de cosmetolog­ia é muito fechado. A gente acaba agindo por conta própria, porque não tem tanto conhecimen­to nem segurança para comprá-los”

Lorena Czepaniki

CRIADORA DA GRÖN HANDMADE

 ?? FOTOS: ERNESTO RODRIGUES / ESTADÃO ?? Cuidado. Teste e leitura de rótulo se mantêm necessário­s
FOTOS: ERNESTO RODRIGUES / ESTADÃO Cuidado. Teste e leitura de rótulo se mantêm necessário­s
 ??  ?? Controle. Ane realça valor de saber o que passa na pele
Controle. Ane realça valor de saber o que passa na pele

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil