O Estado de S. Paulo

A briga acirrada pelos ativos da Fox

Disney chamou seus acionistas para decidir sobre a aquisição em julho, mas Comcast ainda disputa a empresa

- Brooks Barnes THE NEW YORK TIMES LOS ANGELES

A gigante do entretenim­ento Fox já tem uma data para que seus acionistas votem seu plano de US$ 52,4 bilhões para vender a maior parte de seus ativos para a Walt Disney Co. Uma reunião especial de acionistas foi marcada para o dia 10 de julho, no New York Hilton Mid-town, em Manhattan. Os acionistas da Disney também darão seu veredicto para a estratégia no mesmo dia, a apenas 12 quarteirõe­s de distância, no New Amsterdam Theater.

Essa definição aumenta a pressão sobre o grupo Comcast, que soltou um comunicado à imprensa há cerca de duas semanas afirmando que “está analisando e se encontra em um estágio avançado de preparação de uma oferta para os negócios da Fox, que esta concordou em vender para a Disney.”

A Comcast tem aguardado para tornar pública a sua oferta. O pagamento seria feito todo em dinheiro e com ágio. O objetivo é ficar com todas as ações da Disney. Essa proposta ficaria válida até que a Justiça americana decida se permitirá ou não que a operadora AT&T concretize a compra da Time Warner, em um negócio de mais de US$ 85 bilhões, anunciada no ano passado.

A decisão sobre a união de AT&T e Time Warner está prevista para 12 de junho em uma corte dedicada a decidir assuntos relacionad­os à proteção da concorrênc­ia. A Comcast acredita que um desfecho favorável para a AT&T iria diminuir preocupaçõ­es dos reguladore­s do país a respeito de uma potencial associação entre ela e a Fox, de Rupert Murdoch.

Disputa. A Disney, no entanto, tem uma vantagem inicial, pois seu negócio com a Fox foi apresentad­o em dezembro. Além disso, o grupo também teve tempo para se preparar caso a oferta precise ser modificada e a Disney seja obrigada, no fim das contas, a ficar com todas as ações da Fox.

Essa movimentaç­ão da Disney em relação a uma possível mudança do desenho da aquisição da Fox foi confirmada por uma fonte próxima à negociação, que falou sobre condição de anonimato à rede de televisão americana CNBC. Um porta-voz da Disney se recusou a comentar o caso.

Na quarta-feira, a 21st Century Fox admitiu o interesse renovado da Comcast por seus ativos. A Comcast havia feito uma oferta no outono do ano passado, que a Fox rejeitou por causa de preocupaçõ­es com órgãos reguladore­s.

Agora, no entanto, a posição parece ter mudado um pouco. A Fox disse que a reunião especial de acionistas relativa à oferta da Disney poderia ser adiada ou suspensa se uma nova proposta exigir legalmente que a companhia envie a seus acionistas material

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil