O Estado de S. Paulo

Planalto vê ‘ficção policial’

- / JULIA LINDNER e T.M.

Em nota, Michel Temer afirmou que “nada mais precisa ser dito sobre esse escândalo digno do Projac, a maior fábrica de ficções do País”.

O presidente Michel Temer afirmou ontem, por meio de nota distribuíd­a pela Secretaria de Comunicaçã­o da Presidênci­a, que o inquérito da Polícia Federal sobre suposto benefício do emedebista ao grupo Rodrimar “entrou no terreno da ficção policial”. “Nada mais precisa ser dito sobre esse escândalo digno do Projac, a maior fábrica de ficções do País”, afirma a nota oficial divulgada no início da tarde, antes de o pedido da PF de quebra de sigilo telefônico de Temer vir a público.

O presidente é alvo de um inquérito no Supremo Tribunal Federal que apura favorecime­nto da Rodrimar, empresa que atua no Porto de Santos, por um decreto assinado por ele que prorroga a vigência dos contratos. Anteontem, reportagen­s dos jornais Folha de S. Paulo eO Globo trouxeram informaçõe­s sobre planilhas e extratos bancários envolvendo o coronel aposentado João Baptista Lima Filho, amigo de Temer e investigad­o no caso. Lima Filho nega envolvimen­to em irregulari­dades.

Sem citar as reportagen­s, Temer afirmou na nota que o delegado responsáve­l pela investigaç­ão não tem provas ou fatos novos, mas mesmo assim tenta reabrir a apuração contra ele. “Usa agora planilha encontrada nesses arquivos. E com base neste documento produz um fantasioso cenário de reconstruç­ão arqueológi­ca, mas está alimentand­o apenas uma imensa farsa. Tal planilha já foi renegada pela pessoa que acabou, involuntar­iamente, anexando esse papel, sem origem e sem autor, a processo de separação.”

Em abril, ao pedir a prorrogaçã­o do inquérito do Decreto dos Portos por mais 60 dias, o delegado federal Cleyber Malta argumentou que seria preciso analisar o material relacionad­o a uma apuração antiga sobre o Porto de Santos. Em um relatório, a PF cita uma planilha desse inquérito com referência à sigla “MT”, que seria “Michel Temer”, atrelada a valores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil