O Estado de S. Paulo

LILIAN PERDE 36 PARENTES EM ERUPÇÃO

Extensão da tragédia na Guatemala é incerta, já que muitos estão soterrados em 3 metros de lava

- ESCUINTLA, GUATEMALA / AP

Lilian Hernández chorou enquanto falava os nomes de tias, tios, primos, uma avó e dois bisnetos. Ao todo, 36 membros de sua família estão desapareci­dos e foram provavelme­nte mortos pela erupção do Vulcão do Fogo, na Guatemala. “Meus primos Ingrid, Yomira, Paola, Jennifer, Michael, Andrea e Silvia, que tinha apenas 2 anos”. Sua lista de parentes desapareci­dos reflete o panorama geral do desastre, cujo número de vítimas está longe de ser definido.

O que antes era um conjunto de cânions, encostas e fazendas verdejante­s agora lembra uma paisagem lunar, coberta por cinzas, rochas e escombros decorrente­s das erupções. A avalanche de detritos superaquec­idos invadiu a malha de pequenas vilas nos flancos da montanha, devastando famílias inteiras.

No domingo, quando o vulcão explodiu em uma enorme nuvem de cinzas e rochas derretidas, os irmãos de Lilian correram para ajudar a avó, de 70 anos, em San Miguel Los Lotes. “Ela disse que era a vontade de Deus, que não ia fugir.”

Lilian e seu marido, Francisco Ortiz, sobreviver­am porque saíram de Los Lotes há dois meses, para começar uma nova vida em outro lugar. O casal agora está em uma igreja mórmon, em Escuintla, e vai ao necrotério para aguardar notícias. Até o momento, apenas um de seus parentes foi identifica­do – um primo, César Gudiel Escalante, de 28 anos. “As pessoas acabaram enterradas em quase 3 metros de lava”, disse Ortiz. “Não sobrou ninguém.” Outras famílias sofrem tragédias similares.

Quando o presidente do país, Jimmy Morales, estava em um abrigo de sobreviven­tes, na segunda-feira, uma mulher lhe implorou para que ajudasse sua família em Los Lotes. “Senhor presidente, minha família está desapareci­da. Mande um helicópter­o para jogar água sobre eles, porque estão queimando.”

Até ontem, 99 corpos tinham sido recuperado­s e apenas 28, identifica­dos. O calor extremo carbonizou as pessoas e queimou as impressões digitais. Autoridade­s esperam usar outros meios para reconhecer as vítimas, como testes de DNA. Segundo informaçõe­s oficiais, 46 pessoas ficaram feridas em decorrênci­a da erupção. Atualmente, 12 locais abrigam mais de 1,8 mil pessoas.

Um cão foi resgatado ontem em uma casa onde quatro pessoas haviam morrido. “Ele se chama Rambo”, disse o bombeiro Sergio Vázquez, que não sabia explicar como o cachorro havia sobrevivid­o. Muitos cães e gatos foram resgatados vivos com queimadura­s nas patas. Alguns estavam cegos por conta dos gases vulcânicos.

Apelo

“Senhor presidente, minha família está desapareci­da. Mande um helicópter­o para jogar água sobre eles, porque estão queimando” Sobreviven­te de Los Lotes

 ?? OLIVER DE ROS/AP ?? Luto. Lilian Hernandez: drama na Guatemala
OLIVER DE ROS/AP Luto. Lilian Hernandez: drama na Guatemala

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil