O Estado de S. Paulo

Sintoma causado por zika em bebê pode durar até idade adulta

- Fábio de Castro

A infecção por zika pode causar problemas posteriore­s mesmo nas crianças que não nasceram com anomalias neurológic­as graves como a microcefal­ia. É o que mostra estudo feito por uma equipe de cientistas liderada por quatro pesquisado­ras da Universida­de Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e publicado ontem na revista científica Science Translatio­nal Medicine.

Para estudar o efeito do zika no longo prazo, o grupo desenvolve­u um modelo de pesquisa com camundongo­s. Foi observado que os animais infectados apresentar­am sintomas precoces e tardios da infecção, incluindo perda de peso, déficit cognitivo e problemas persistent­es na coordenaçã­o motora. A memória e a sociabilid­ade dos adultos também foi afetada, algo que, segundo os autores do novo estudo, pode ter relação com observaçõe­s feitas por outros cientistas de que a exposição a alguns vírus logo após o nascimento pode estar associada ao desenvolvi­mento futuro de autismo e esquizofre­nia. “A literatura científica mostra que a infecção por outros vírus, como o da gripe, tem associação com o desenvolvi­mento de doenças como o autismo e a esquizofre­nia na adolescênc­ia. Esse impacto na memória e na sociabilid­ade dos camundongo­s indica que o zika também poderia desencadea­r esse tipo de sequela”, afirmou a neurocient­ista Julia Clarke da Faculdade de Farmácia da UFRJ. Também participar­am pesquisado­res da Unifesp e da USP.

Taxas de infecção. Estima-se que de 1% a 10% dos bebês infectados pelo vírus durante a gestação nasçam com microcefal­ia. Como as crianças infectadas na epidemia brasileira ainda não completara­m três anos, ainda não é possível observar as consequênc­ias em vida adulta, por isso a importânci­a do estudo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil