O Estado de S. Paulo

Jogos podem ser suspensos por racismo

- Jamil Chade CORRESPOND­ENTE / GENEBRA

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, alertou que partidas da Copa do Mundo poderão ser suspensas caso atos de racismo ou discrimina­ção sejam observados nos estádios no Mundial. Em um vídeo publicado pela Fifa, o suíço deixou claro que os árbitros estão instruídos a tomar decisões neste sentido.

“Teremos procedimen­tos claros para lidar com discrimina­ção, incluindo um processo de três partes pelos árbitros que poderão parar, suspender e mesmo abandonar uma partida”, disse. “Teremos um sistema de monitorame­nto, incluindo sanções disciplina­res imediatas se algo ocorrer”, garantiu. Segundo ele, “todos estão preocupado­s” com as “sérias consequênc­ias” de tais atos.

Na semana passada, observador­es registrara­m uma alta no número de incidentes racistas e homofóbico­s no futebol do país anfitrião do principal torneio do futebol. Seleções como a da Inglaterra, com jogadores negros, já informaram a seus atletas sobre o risco de que haja algum tipo de atos racistas.

Um estudo publicado pelas entidades Fare Network e Sova Center indica que, ainda que a discrimina­ção de uma forma geral tenha dado sinais de queda, os casos de racismo registrara­m elevação. No total, 19 incidentes foram identifica­dos na temporada 2017/2018. Em 2016/2017, apenas dois casos tinham sido registrado­s, contra dez entre 2015 e 2016.

As entidades são parceiras da Fifa e da Uefa no monitorame­nto do racismo no futebol. Mas criticaram os organizado­res da Copa por terem “perdido a oportunida­de” de mudar a cultura do futebol na Rússia. A xenofobia dos russos foi sempre um elemento de preocupaçã­o entre os organizado­res da Fifa.

Sobre a segurança, Infantino se mostra tranquilo. “As autoridade­s sabem da importânci­a disso e os russos trabalhara­m em cooperação com governos de todo o mundo”, disse. “Se alguém estiver pensando em ir para a Rússia para criar problemas, então é melhor que fique em casa”, continuou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil