O Estado de S. Paulo

SENEGAL APOSTA NA BELEZA DO DRIBLE

Astro do Liverpool promete brilhar na Copa

- Wilson Baldini Jr.

Os 26 mil habitantes da aldeia de Bambali, localizada às margens do Rio Casamansa, no Senegal, se orgulham do sucesso de seu filho ilustre Sadio Mané. Ao lado do brasileiro Firmino e do egípcio Mo Salah, o habilidoso ambidestro forma no Liverpool um dos trios de ataque mais temidos do futebol.

Aos 26 anos, Mané desembarca na Rússia com a missão de liderar “Os Leões de Teranga” na Copa. O melhor resultado da seleção foi em 2002, na Ásia, quando venceu a poderosa França, campeã mundial, na primeira fase, e caiu diante da Turquia, obtendo a sétima colocação.

O Liverpool não pensou duas vezes para pagar ¤ 40 milhões (R$ 181 milhões) para comprá-lo do Southampto­n, em 2016. O jogo que mais impression­ou os dirigentes dos Reds foi em 2015, quando Mané precisou de 15 minutos para marcar três gols diante do Aston Villa.

Com grande visão de jogo, ótimo domínio de bola e velocidade, Mané se destaca no atual futebol burocrátic­o pela coragem com que encara a defesa, graças à sua facilidade de driblar. O toque de primeira em busca de uma assistênci­a ou de um início de tabela também é uma de suas marcas registrada­s.

Finalizado­r, bate bem na bola tanto de direita quanto de esquerda, e de fora da área. Usa como poucos o calcanhar, responsáve­l por encontrar espaços obscuros nas retaguarda­s rivais.

Dia 19, Senegal estreia na Rússia diante da Polônia. O Grupo H ainda reúne Colômbia e Japão. O atacante sabe que seu trabalho será complicado, pois sua seleção não possui a mesma potência do Liverpool. O time aposta no zagueiro Koulibaly, do Napoli, e no atacante Keita Baldé, do Monaco.

“Temos uma equipe experiente. Podemos conseguir resultados expressivo­s”, disse Mané, eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês em 2016/2017. “Estamos felizes por retornar ao Mundial após 16 anos. Não foi fácil. Lutamos contra muitas dificuldad­es. Mas agora que estamos na competição na Rússia, precisamos pensar em grandes resultados. É hora de fazer história para o nosso país”, disse Mané.

O senegalês fez o gol do Liverpool na final da Liga dos Campeões, quando perdeu para o Real Madrid por 3 a 1. Colombiano­s, japoneses e poloneses podem se preparar. Para tomar a bola do filho mais famoso de Bambali na Copa, eles vão ter de correr muito.

 ??  ??
 ??  ?? Habilidade. Mané se destaca pela visão de jogo e domínio de bola
Habilidade. Mané se destaca pela visão de jogo e domínio de bola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil