O Estado de S. Paulo

Jornalista filipina é homenagead­a em Portugal

-

Começou ontem, em Estoril, Portugal, o Congresso Mundial de Imprensa e Fórum Mundial de Editores, que neste ano homenageia a jornalista filipina Maria Ressa com o prêmio Caneta de Ouro da Liberdade.

A jornalista aceitou o prêmio com um discurso com severas críticas ao presidente de seu país, Rodrigo Duterte, e com um questionam­ento sobre o papel do Facebook na proliferaç­ão de discursos de ódio.

Em seus comentário­s, Maria disse que, nos últimos dois anos, a imprensa filipina vem lutando contra um governo que alterou a Constituiç­ão do país e que tenta silenciar todas as vozes dissonante­s.

No caso do Facebook, a jornalista disse que existe um fato positivo e um negativo: por um lado, a rede social permitiu o rápido cresciment­o do site Rappler, do qual Maria Ressa é cofundador­a e CEO. Por outro, lembrou ela, o Facebook “foi também o campo de batalha para discursos de ódio incentivad­os pelo Estado, com o objetivo de silenciar as vozes críticas”.

Repressão. Ao se opor ao governo, o Rappler tem enfrentado diversas ações judiciais, investigaç­ões tributária­s e administra­tivas com o objetivo de impedir suas atividades. No caso mais conhecido, o órgão equivalent­e à Comissão de Valores Mobiliário­s (CVM) no país revogou o registro de pessoa jurídica do site – uma decisão que o Rappler continua a combater na Justiça.

“Honramos uma jornalista corajosa, uma pioneira da mídia e uma pessoa que acredita no poder da prática do jornalismo”, disse Dave Callaway, presidente do Fórum Mundial de Editores, sobre Maria Ressa.

 ?? DONDI TAWATAO/REUTERS ?? Disputa. Site fundado por Ressa se opõe ao governo
DONDI TAWATAO/REUTERS Disputa. Site fundado por Ressa se opõe ao governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil