O Estado de S. Paulo

Depois de cerveja, Zalaz lança café

- Ana Paula Boni

O lançamento neste mês da linha de cafés Zalaz tem um simbolismo especial para a família Almeida, dona da centenária Fazenda Santa Terezinha, em Paraisópol­is, na Mantiqueir­a mineira. O patriarca, Paulo Sérgio de Almeida, que cuidou do cafezal por décadas, morreu no mês passado, em decorrênci­a de um AVC. Seu Paulinho, como é conhecido, não viu pronta nem a embalagem do café O Mago, que foi lançado em sua homenagem pela família.

Além de O Mago há outros cinco tipos do Zalaz Café, marca que nasce com torrefação própria e carrega o nome da cervejaria dos mesmos donos (e que fica dentro da fazenda). Fundada por Fabrício Almeida, filho de Paulo, e Junia Falcão, sua mulher, a Zalaz usa grãos da própria fazenda, que até pouco tempo atrás exportava praticamen­te todo o seu café verde. Sob o comando de André, irmão de Fabrício, a fazenda vai continuar exportando a maioria do café, mas o lançamento da Zalaz já faz crescer de menos de 5% para cerca de 20% o total de café da Santa Terezinha vendido no País – e a tendência é esse número crescer.

O cafezal, orgânico e biodinâmic­o, cresce à sombra de árvores nativas, como guatambu, e reúne quatro variedades. Tratadas de formas diferentes (natural, cereja descascado, fermentado ou não), originam os cafés Flor do Guatambu (mundo novo), Sombreado Amarelo (catuaí amarelo), Ouro Vermelho (bourbon vermelho) e O Mago (bourbon amarelo, rótulo que vai mudar de acordo com nanolotes), além dos blends de mundo novo com catuaí amarelo, o Magia do Fermentado (para fazer expresso) e o Liga Natural.

O tratamento especial dos grãos, com os quais seu Paulo recebeu o prêmio Cup of Excellence em 2001 como melhor café do Brasil, continua na torrefador­a que Fabrício e Junia compraram no ano passado. Enquanto Junia fez cursos de torra, Fabrício atualizou o que aprendeu em temporada nos EUA, há mais de dez anos, quando trabalhou como barista e torrador. Foi lá que ele conheceu a cena da cerveja artesanal, que estimulou a criação da Zalaz, em 2015, mas a vontade de ter algo seu no ramo do café era anterior. Agora, troca informaçõe­s com o irmão, que cuida da terra e de processos como a fermentaçã­o de parte dos grãos, que iniciaram há três anos.

Após o lançamento para convidados na fazenda na semana que vem, a linha de cafés poderá ser encontrada para beber e/ou para levar a partir do dia 21 no Zud Café e nas padarias P.A.O. (a partir de R$ 25 o pacote de 250g). Onde. Zud Café. Rua Barão de Tatuí, 377, Santa Cecília, tel. 2769-3369. P.A.O, várias unidades, padariaart­esanal.com.br. Mais informaçõe­s em www.zalaz.com.br.

 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO ?? Novidade. A linha de cafés da Zalaz, que inclui uma homenagem ao pai dos donos
ALEX SILVA/ESTADÃO Novidade. A linha de cafés da Zalaz, que inclui uma homenagem ao pai dos donos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil