O Estado de S. Paulo

Wilma Kövesi, a cozinheira e a escola

-

Em 1981, quando Wilma Kövesi abriu sua escola de culinária em São Paulo, o francês Laurent Suaudeau tinha acabado de chegar ao Brasil, Alex Atala era praticamen­te um garoto e a gastronomi­a não estava na moda. Passados 37 anos, mesmo após a morte de Wilma em 2004, a escola segue de pé acompanhan­do o movimento do mercado, atendendo a leigos e profission­ais, sendo parte da gastronomi­a brasileira.

A história de criador e criatura é o que vai contar a exposição “Gastronomi­a se ensina – Histórias de uma escola de cozinha”, que vai de 20 de junho a 22 de julho no Unibes Cultural. Como uma linha do tempo, a mostra traz fotos, cadernos de receitas, manuscrito­s, objetos de sua cozinha e outros como sua máquina de escrever Olivetti para contar, por meio de décadas, a história da cozinha de Wilma Kövesi e da época.

“A exposição conta o que estava acontecend­o em paralelo à escola e como minha mãe conseguiu trazer isso para dentro, para atingir esse público que é o nosso público até hoje, o leigo que quer aprender a cozinhar”, diz Betty Kövesi, filha de Wilma e responsáve­l, desde 2005, pela escola por onde passaram e continuam passando nomes de peso da culinária nacional.

Nas fotos aparecem essas figuras, hoje famosas e que também já estão reverencia­ndo Wilma nas redes sociais. Depoimento­s como os de Laurent, Ana Soares, José Barattino e Paulo Barros vão depois compor um vídeo que também vai integrar a exposição.

Além da mostra, uma roda de conversa com chefs que conviveram com Wilma será mediada, no dia 5/7 (às 19h), pelo jornalista Luiz Américo Camargo, curador da exposição, segundo quem Wilma “foi um pouco Rita Lobo, um pouco Julia Child, um pouco Ofélia, um pouco Google e Youtube”.

Ainda haverá, em 13/7 e 8/8, aulas gratuitas ministrada­s por nomes como Carlos Siffert e Carole Crema com receitas de Wilma Kövesi. Receitas dela podem ser encontrada­s em seu livro Receitas Para Todo Dia e Para Os Outros Também (ed. DBA, 268 págs.), que traz, em explicaçõe­s didáticas, preparos que ela ensinava em aula ou fazia em casa para a família. Um livro indispensá­vel. / A.P.B. • Onde.

Unibes Cultural. R. Oscar Freire, 2.500. De 20/6 a 22/7, 9h/21h.

 ?? J.F.DIORIO/ESTADÃO ?? Leigos e profission­ais. Wilma retratada na escola, em 2000
J.F.DIORIO/ESTADÃO Leigos e profission­ais. Wilma retratada na escola, em 2000

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil