O Estado de S. Paulo

MOMENTOS DE MAIA

Ascensão do parlamenta­r fluminense no cenário político ocorre após derrocada de Eduardo Cunha

- ANDRE DUSEK/ESTADÃO–8/3/2018

14/7/2016

Mandato-tampão

» Após a renúncia de Eduardo Cunha (MDB-RJ) à presidênci­a da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), com a ajuda do Palácio do Planalto, é eleito presidente da Casa para um mandato-tampão até fevereiro de 2017, vencendo o colega Rogério Rosso (PSD-DF), representa­nte do Centrão, no segundo turno, por 285 votos a 170. Houve cinco votos brancos.

2/2/2017 Reeleição

» Maia é reeleito para o biênio 2017-2018. Preferido do Planalto e apoiado pelos principais partidos do Centrão e de parte da oposição, Maia vence no primeiro turno com 293 votos. A candidatur­a do deputado chegou a ser questionad­a por adversário­s no STF sob o argumento de que a Constituiç­ão proíbe reeleição de presidente­s do Legislativ­o dentro do mesmo mandato.

8/3/2018

Pré-candidatur­a

» Na convenção nacional do DEM, em Brasília, o nome de Maia é lançado como pré-candidato do partido à Presidênci­a. “Aceito sim o desafio de ser candidato a presidente da República”, afirma o presidente da Câmara, no evento.

13/5/2018

Entrevista

» Em entrevista ao Estado,o deputado afirma que levaria sua candidatur­a até o final. Também diz que o casamento do DEM com o PSDB estava desgastado e prestes a acabar.

Junho/2018

Articulaçã­o

» Com 1% das intenções de voto nas pesquisas divulgadas recentemen­te, o parlamenta­r começa a preparar terreno para anunciar a desistênci­a da disputa presidenci­al e articular a reeleição para novo mandato no comando da Câmara.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil