O Estado de S. Paulo

THIAGO CIONEK É O BRASIL NA POLÔNIA

Zagueiro também estará em Sochi com sua equipe e espera confirmar classifica­ção à segunda fase

- Leandro Silveira

Aseleção brasileira conta com 23 jogadores escolhidos por Tite para a disputa da Copa do Mundo, mas um 24.º nome nacional também estará presente em Sochi, sede da preparação da equipe na Rússia. Trata-se do zagueiro Thiago Cionek, nascido em Curitiba, naturaliza­do polonês e convocado pelo técnico Adam Nawalka para a competição.

Thiago, de 32 anos, é mais um exemplo de jogador brasileiro que deixou o País cedo para tentar a sorte no futebol europeu e que teve êxito a ponto de optar por uma nova nacionalid­ade. A sua saída definitiva do Brasil se deu em 2008, quando se transferiu ao Jagielloni­a Białystok.

Ficou cinco anos lá, tendo faturado o título da Copa da Polônia em 2010 e depois se mudou para o futebol italiano. O bom desempenho e a origem polonesa de sua família facilitara­m as coisas para o atleta. “Polonês” desde 2011, Thiago estreou pela seleção em 2014, foi convocado para a Eurocopa de 2016 e agora faz parte do grupo na Rússia. “Estou muito feliz com esse momento que estou vivendo. Disputar uma Copa do Mundo é algo que eu nunca tinha pensado, mas agora é um sonho prestes a ser realizado”, celebrou, em entrevista ao Estado.

A proximidad­e com o Brasil em Sochi é encarada como mais um fato especial por Thiago, ao mesmo tempo em que ele se aproxima do maior momento da sua carreira. “É o país onde eu nasci e cresci, mas também por causa dos meus familiares que ainda moram lá”, afirmou.

Um outro encontro entre Cionek e a seleção, dessa vez dentro de campo, poderá ocorrer nas próximas semanas, nas quartas de final. Para isso, será preciso que Brasil e Polônia avancem, com um deles se classifica­ndo em segundo lugar.

“Primeiro nós vamos buscar a classifica­ção, lutando jogo a jogo na fase de grupos para chegar às oitavas, seja em primeiro ou segundo lugar. A seleção brasileira é uma das favoritas, e qualquer time que a enfrentar precisa tomar cuidado. Tem grandes jogadores que fazem a diferença”, avaliou.

A chegada do zagueiro à seleção coincide com um momento de ascensão da Polônia. Sob o comando de Nawalka desde outubro de 2013, ano em que fechou na modesta 76ª posição no ranking da Fifa, a seleção hoje figura em oitavo lugar. “Nós estamos numa caminhada legal, com um projeto bem bacana”, disse.

 ?? YVES HERMAN/REUTERS – 21/6/2016 ?? Camisa 4. Thiago Cionek é zagueiro da seleção polonesa
YVES HERMAN/REUTERS – 21/6/2016 Camisa 4. Thiago Cionek é zagueiro da seleção polonesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil