O Estado de S. Paulo

PARQUE TEM AÇÃO PELO RIO PINHEIROS

Cápsula do tempo reúne mensagens positivas

- Ana Paula Niederauer

Cerca de 300 estudantes das redes pública e privada realizaram ontem uma ação em prol do Rio Pinheiros, no Parque do Povo, zona oeste da capital.

Eles depositara­m em uma cápsula do tempo, enterrada no parque, mensagens positivas que querem deixar para o futuro. Com o mote “Qual a notícia que esperam ler sobre o Rio Pinheiros em 13 de junho de 2020”, Mariana Helena de Gusmão, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Alcides Gonçalves Etchegoyen, depositou a frase “que ele esteja limpo, cheiroso e com muitos peixes”.

Em meio à Semana do Meio Ambiente, o movimento #VoltaPinhe­iros e o Instituto Limpa Brasil criaram uma ação para trazer o assunto da revitaliza­ção do rio à pauta dos paulistano­s. Para Marcelo Reis, idealizado­r do #VoltaPinhe­iros, o rio ainda tem solução. “Precisamos ter um projeto sério, aberto à população, em que é necessário ter engajament­o do governo do Estado, da Prefeitura, de empresário­s e da sociedade.” Edilaine Muniz, coordenado­ra do Limpa Brasil, concorda e também destaca o valor de refletir sobre temas como o lixo.

Entre as ações realizadas no Parque do Povo foi apresentad­o o aplicativo “World Cleanup Day”, que integra uma iniciativa global para incentivar a limpeza das cidades. Por ele, um “voluntário colaborado­r” aponte locais onde os lixos são descartado­s de maneira irregular, explicou Frederico Rocha Duarte, coordenado­r da ação.

 ?? VALERIA GONCALVEZ/ESTADÃO ?? Parque do Povo. Objetivo é conscienti­zar os estudantes
VALERIA GONCALVEZ/ESTADÃO Parque do Povo. Objetivo é conscienti­zar os estudantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil