O Estado de S. Paulo

As frases

-

“A política monetária é separada da política cambial.

Não há relação mecânica entre as duas. A política monetária não será usada para controlar a taxa de câmbio.” Ilan Goldfajn PRESIDENTE DO BC “Quando olhamos as vulnerabil­idades externas, o Brasil é um país que não tem esse tipo de questão.” Alejandro Werner DIRETOR PARA AS AMÉRICAS DO FMI

“A atitude chinesa pode ser só a ponta do iceberg.” Alexandre M. de Barros SÓCIO DA MB AGRO

na aquisição do imóvel. Em alguns casos, como a perda do emprego ou da renda, o comprador tinha motivos para pedir o distrato. Mas muitos compradore­s denunciava­m os contratos por motivos inaceitáve­is ou por ganância, pois imóveis adquiridos em tempos de euforia e preços altos se desvaloriz­aram com a recessão e com a crise que afetou o mercado. Os distratos agravaram a crise imobiliári­a.

O projeto ora aprovado estabelece que os compradore­s incorrerão na perda da comissão de corretagem, impostos e taxas de condomínio e de mais 25% dos valores que pagaram, recebendo o saldo em até 180 dias. No caso de imóveis construído­s em regime de afetação, com contabilid­ade própria separada da contabilid­ade da empresa, a multa poderá atingir 50% dos valores desembolsa­dos pelo comprador e a devolução do dinheiro ocorrerá até 30 dias após o Habite-se.

O objetivo da norma é reduzir os riscos dos incorporad­ores e estimular novos lançamento­s, reativando um mercado ainda muito deprimido.

O projeto permite que as empresas atrasem em até 180 dias a entrega da obra sem estar sujeitas a punição. É um excesso de liberalida­de com os incorporad­ores, que só serão punidos em caso de atrasos superiores a 180 dias. Nestes casos, os adquirente­s poderão pedir o encerramen­to do contrato, com a devolução dos valores pagos, mais multas. As mudanças foram elogiadas pelos incorporad­ores, que querem tirar da frente um dos mais graves problemas dos últimos anos. A reativação do mercado é necessária. Para isso se espera que o Senado vote o mais depressa possível o projeto aprovado na Câmara.

“A tabela (do preço do frete) talvez não seja a melhor opção. Foi uma solução apresentad­a em um momento de crise, uma negociação difícil e complexa.” Eduardo Guardia MINISTRO DA FAZENDA “Isso virou uma novela.” Wallace Landim, o Chorão CAMINHONEI­RO AUTÔNOMO “Os empreended­ores têm a solução, mas não têm dinheiro para colocá-la em prática.” Pedro Englert PRESIDENTE DA STARTSE

 ?? DIDA SAMPAIO/ ESTADÃO - 7/6/2018 ??
DIDA SAMPAIO/ ESTADÃO - 7/6/2018
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil