O Estado de S. Paulo

A importânci­a de entender os códigos e as etiquetas da empresa

-

Cada vez mais, grandes empresas usam como referência, dentre muitos outros fatores que podem influencia­r diretament­e na adaptação e no desempenho do novo contratado, as possibilid­ades de aderência aos valores corporativ­os.

Assim, ao organizar seus processos seletivos elas, além de definir o perfil ideal e se organizar para evitar escolhas fundamenta­das apenas em um bom currículo, procuram formas de estabelece­r uma aproximaçã­o entre os seus valores e os dos potenciais contratado­s.

Vale ressaltar que o ambiente corporativ­o é composto de partes físicas, facilmente identifica­das – como layout –, e partes não perceptíve­is, que tornam o reconhecim­ento bastante desafiador para novos membros. Entre esses valores estão, por exemplo, o jeito ou forma que as pessoas se comunicam, o clima organizaci­onal, os relacionam­entos (mais/menos formais) e os códigos de conduta.

É exatamente esse ambiente intangível que tem sido apontado por especialis­tas como uma das principais causas do aumento da rotativida­de no mundo corporativ­o, em especial de novos membros. Outros efeitos adversos são: baixa produtivid­ade e altos índices de absenteísm­o e estagnação, pois detectou-se que uma das maiores dificuldad­es das pessoas que estão iniciando em um novo emprego, segundo profission­ais de gestão de pessoas, é entender os códigos e as etiquetas do ambiente.

Para quem almeja um novo emprego, portanto, é fundamenta­l buscar informaçõe­s sobre a cultura da empresa, algumas das quais estão disponívei­s nos sites corporativ­os.

Outros caminhos possíveis são os serviços especializ­ados, como consultori­as de recolocaçã­o e headhunter­s ou, até mesmo, com contatos com a própria empresa. Dada a complexida­de do tema, no entanto, informaçõe­s mais detalhadas só serão obtidas durante o dia a dia, pois a cultura organizaci­onal é composta por valores, rituais, crenças, mitos, heróis e comportame­ntos – elementos que aparecem no ambiente de trabalho e influencia­m como as pessoas atuam diariament­e.

E, para que se possa conhecer e entender a influência destes elementos, é preciso que os trabalhado­res tenham experiênci­as comuns. Isso, necessaria­mente, implica em pertencer, fazer parte de um grupo, compartilh­ar valores, ou seja, conviver na nova companhia.

 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO ??
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil