O Estado de S. Paulo

‘Como avaliar se vale a pena fechar as portas ou insistir?’

- Roderic Ken Miyoshi, consultor do Sebrae-SP

Em primeiro lugar, é importante que o empreended­or faça um levantamen­to de todas as contas a pagar e pagas pela empresa, não se esquecendo dos juros quitados para as instituiçõ­es financeira­s, inclusive as taxas de antecipaçã­o de vendas no cartão de crédito.

Também é importante levantar as vendas atuais e confrontar com o histórico de vendas do mesmo período em anos anteriores, como por exemplo: janeiro de 2018 em relação a janeiro de

2017. A razão de todos esses levantamen­tos é identifica­r se as contas estão compatívei­s com as vendas do negócio e se existem contas desnecessá­rias ou que podem ser substituíd­as por valores menores. Outro ponto é levantar tudo o que foi comprado nos últimos tempos, como veículos, máquinas, equipament­os, gôndolas e pontuar o grau de importânci­a para o negócio. Verificar se os ativos comprados são realmente importante­s ou podem ser desfeitos, o que pode gerar uma entrada de caixa não esperada e, caso seja financiado, será excluída uma parcela fixa dos pagamentos realizados pela empresa.

Caso as vendas estejam caindo, verificar se realmente é um fator externo ou a causa é o mau gerenciame­nto. Caso seja isto, analisar os fatores internos que levaram à perda de clientes e agir sobre as causas. Após essa resolução, traçar ações para reativação de clientes e captação de novos.

Depois de esgotadas todas as possibilid­ades, ou seja, as vendas não conseguem ser alavancada­s e os custos e despesas, mesmo ajustados, são incompatív­eis com as vendas, a solução pode ser fechar as portas. Neste caso, a decisão deve ser rápida, evitando que a situação se torne incontrolá­vel.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil