O Estado de S. Paulo

Cantora brasileira interpreta nono papel masculino

Mezzo-soprano Luisa Francescon­i celebra 20 anos de carreira cantando o jovem Octavian, tema de sua pesquisa

- / J.L.S.

Ao longo da história da ópera, não são poucos os casos de papéis masculinos escritos para serem interpreta­dos por vozes femininas. De um lado, do ponto de vista do timbre, o uso da voz grave feminina pode ajudar na caracteriz­ação de um homem jovem, um adolescent­e, cuja voz ainda está se formando – e, no caso do Octavian de O Cavaleiro da Rosa, há ainda a homenagem que Strauss faz ao personagem Cherubino, da ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, mais famoso papel travestido.

Para a mezzo-soprano Luisa Francescon­i, no entanto, não se pode deixar de acrescenta­r à escolha de Strauss o fato de que, escrita no começo do século 20, O Cavaleiro da Rosa dialoga com o clima de seu tempo, em que o desejo e a sensualida­de são temas importante­s. “Basta levarmos em consideraç­ão que a primeira cena da ópera se dá no quarto da Marechala, onde ela e Octavian estão juntos, e que a música se esforça para sugerir um ato sexual entre os dois”, explica ela.

Octavian é o “nono homem” de sua carreira, lembra a mezzo, que já interpreto­u Oberon em Sonho de Uma Noite de Verão, de Britten, e Tancredi, na ópera de mesmo nome de Rossini, entre outros. “Esses papéis me marcaram de tal forma que acabaram se tornando tema de minha tese de mestrado, que vou defender no próximo mês”, conta ainda Luisa, que nasceu em Brasília. “E é interessan­te perceber o quanto, como uma mulher, interpreta­r um papel masculino, entrar nesse personagem, faz compreende­r uma série de estereótip­os impostos pela sociedade ao gênero”.

Com esse espetáculo, Luisa Francescon­i completa 20 anos de carreira. “Este é um papel difícil, musicalmen­te e também do ponto de vista cênico. Para cada relação, com a Marechala, com Sophie, há um elemento novo a ser tratado. Por isso, acho que cantá-lo é o ponto culminante de um processo intenso de aprendizag­em”, acrescenta.”

 ??  ?? Marechala e Octavian. Carla Holm e Luisa Francescon­i
Marechala e Octavian. Carla Holm e Luisa Francescon­i

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil