O Estado de S. Paulo

Zumbidos na caixa de direção

-

Com menos de mil km rodados, o Captur da minha esposa já voltou três vezes à concession­ária. A caixa de direção emite um zumbido contínuo, que se ouve na cabine mesmo com o rádio ligado no volume 18. Na autorizada, disseram que se tratava de uma “caracterís­tica do novo sistema de direção”. Insisti na queixa. Mandaram um vídeo do carro para a fábrica e veio novamente a resposta de que isso era normal. Indignado, abri um chamado na Renault, citando queixa idêntica à minha publicada em 31 de janeiro nesta coluna. Pediram que eu levasse o carro novamente à concession­ária. Três dias depois, recebi o veredicto de que o zumbido era típico do sistema de direção. Procurei algum alerta nesse sentido no manual do proprietár­io do veículo, mas não encontrei. Rogério Galindo Fonseca, GUARULHOS (SP)

Renault responde: uma avaliação conjunta da concession­ária e da área técnica da Renault constatou que o veículo está em condição normal de funcioname­nto. O ruído é gerado pelo trabalho da eletrobomb­a presente na direção desse modelo.

O leitor diz que não foi procurado pela Renault após o envio da queixa. Ele argumenta que a informação de que haveria um “zumbido normal” não consta do manual do carro e pretende levar o caso ao Procon e outras mídias, para apurar se outros exemplares do modelo apresentam esse comportame­nto.

Advogado: um zumbido que incomoda o usuário e interfere em sua rotina a bordo não condiz com o conforto esperado de um carro novo. Assim, caso não seja solucionad­o, o problema enseja pedido de cancelamen­to da compra na Justiça, salvo se essa questão foi informada ao cliente antes de o negócio ser fechado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil