O Estado de S. Paulo

Muita eletrônica e recarga em 40 minutos

-

• O I-Pace traz à linha Jaguar a conexão com dispositiv­os de inteligênc­ia artificial, como o Amazon Alexia. O sistema vai “aprendendo” os gostos do usuário e permite a interação, por exemplo, com casas inteligent­es. De dentro do carro dá para ligar as luzes da garagem e o ar-condiciona­do da sala.

No centro do painel há uma grande tela sensível ao toque que controla funções como os modos de condução (do econômico ao esportivo) e o nível de recuperaçã­o de energia gerada nas desacelera­ções. Por meio dela dá par acessar, entre outros, o navegador GPS e o sistema de entretenim­ento, que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Algumas dessas opções são replicadas por botões do volante.

Uma segunda tela sob a principal, também sensível ao toque e com dois botões, controla o ar-condiciona­do e a refrigeraç­ão e aqueciment­o dos assentos e encostos dos bancos.

Para prover eletricida­de a esses e outros equipament­os, a bateria de íons de lítio com 432 células ocupa quase todo o assoalho. Por isso, embora a carroceria seja quase toda feita de alumínio, o SUV pesa nada menos que 2.200 quilos.

Segundo informaçõe­s da Jaguar, um recarregad­or rápido

garante 80% de carga em 40 minutos. Um sistema inédito na marca, que atua como um dínamo, contribui para aumentar a autonomia e, de quebra, funciona como freio moto. Com o carro em movimento, basta tirar o pé do acelerador.

Mesmo no nível máximo, a desacelera­ção não é tão brusca quanto a do Chevrolet Bolt, por exemplo, mas praticamen­te elimina a necessidad­e de se pisar no freio em trânsito urbano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil