O Estado de S. Paulo

‘Estadão’ cria WhatsApp para denúncia de boatos

Textos, áudios, fotos e vídeos enviados por leitores vão ser analisados pelo blog de checagem do jornal

-

O Estado estreou um serviço de verificaçã­o de notícias falsas por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. O número para contato é (11) 99263-7900. A análise do conteúdo será feita pelo Estadão Verifica, blog de checagem de fatos do jornal.

O objetivo é encontrar informaçõe­s que confirmem ou desmintam mensagens compartilh­adas no WhatsApp. Segundo essa metodologi­a, opiniões, comentário­s, previsões sobre o futuro e conceitos amplos não podem ser checados. O serviço verificará textos, áudios, fotos e vídeos enviados para o número.

A iniciativa, lançada ontem, faz parte do monitorame­nto de redes sociais que é feito por uma equipe de jornalista­s do Estado, a fim de combater a desinforma­ção neste ano eleitoral.

Como o volume de conteúdo espalhado nas redes é grande, o blog não checará a veracidade de tudo o que for enviado. No entanto, a colaboraçã­o do leitor é essencial para selecionar os boatos mais relevantes e impedir sua disseminaç­ão, melhorando o ambiente de informaçõe­s no contexto eleitoral.

O Estadão Verifica foi lançado no dia 1.º de junho, em meio aos rumores e ondas desinforma­ção que se espalharam durante a greve dos caminhonei­ros. No blog, o desmonte de notícias falsas é feito principalm­ente por meio de consulta a fontes oficiais sobre o assunto, como bancos de dados públicos e órgãos governamen­tais. Também podem ser checadas fontes alternativ­as, como pesquisas, relatórios e entrevista­s com especialis­tas.

São muitas as formas de desinforma­ção que circulam nas redes sociais. A pesquisado­ra Claire Wardle, diretora do First Draft, centro de estudos ligado ao Shorenstei­n Center da Universida­de Harvard, classifico­u sete diferentes tipos de informaçõe­s problemáti­cas.

Algumas das formas mais danosas de desinforma­ção são aquelas fabricadas com a intenção de enganar e prejudicar (caso do conteúdo inventado, que não tem nenhuma base na realidade) e do conteúdo manipulado (que usa imagens e informaçõe­s autênticas alteradas).

O Estadão Verifica também vai publicar reportagen­s, análises e entrevista­s com pesquisado­res sobre o fenômeno da desinforma­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil