O Estado de S. Paulo

Cúpula deixou muitas questões

- / TRADUÇÃO DE ROBERTO MUNIZ

1. Entre Trump e Kim, quem conseguiu o melhor acordo?

Ambos conseguira­m coisas que desejavam. Trump parece ter afastado a ameaça premente de guerra e se qualificad­o como pacifista. Mas Kim venceu – conseguiu a suspensão das manobras militares americanas, passou a ter status internacio­nal, melhorou as relações com China e Coreia do Sul e as conversaçõ­es sobre o alívio das sanções ficaram mais substancia­is.

2. Quais as chances de as Coreias se reunificar­em?

São maiores hoje do que há um ano. Mas a reconcilia­ção entre os dois sistemas políticos ainda parece distante. É provável que transcorra­m décadas de integração econômica e cultural antes que a unificação se torne possível.

3. Em que mudarão as relações entre os EUA e a Coreia do Sul?

Até agora, Trump e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, estão alinhados. Há ainda alguns detalhes em aberto sobre a decisão de Trump de suspender os “jogos de guerra” na Coreia do Sul. Mas, embora Trump tenha falando em reduzir o deslocamen­to de forças para o exterior, ele disse que, quanto à Coreia do Sul, nada está sendo discutido.

4. O que ficamos sabendo sobre Kim que não sabíamos, com base em sua presença na cúpula?

Vemos que Kim ficou muito mais aberto sobre suas aparições em público. Passou mais de duas horas circulando por Cingapura e, aparenteme­nte, gostou de ver essas imagens exibidas na Coreia do Norte.

5. Como ter certeza de que a Coreia do Norte vá realmente se desnuclear­izar?

Essa talvez seja a maior das muitas dúvidas. Não apenas não houve menções a verificaçã­o e inspeção no comunicado, mas os dois lados não estabelece­ram o que significa desnuclear­ização.

6. Trump e Kim disseram alguma coisa sobre a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte?

Trump admitiu que direitos humanos não foram um grande tópico levantado no encontro. Depois, pressionad­o a avaliar se havia traído os prisioneir­os políticos no gulag norte-coreano, Trump sugeriu que a melhoria das relações ajudaria esses prisioneir­os.

7. A cúpula representa­rá uma mudança no jogo político para a Ásia e para o restante o mundo?

As Coreias do Norte e do Sul são os países que mais se beneficiar­iam de um acordo de paz. A China, vizinha, provavelme­nte vem em seguida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil