O Estado de S. Paulo

Após tragédia, Cuba reduz voos nacionais

Em nota, estatal Cubana de Aviación informa cancelamen­to e redução de rotas

-

A companhia Cubana de Aviación anunciou ontem a redução de seus voos nacionais, sem mencionar o motivo da decisão, tomada quase um mês após o acidente aéreo que matou 112 pessoas.

Uma nota oficial da companhia estatal, publicada pela imprensa cubana, afirma que os voos com destino às cidades de Camaguey, Moa, Manzanillo, Bayamo e Guantánamo foram cancelados. Também houve alteração nos voos entre Havana e as cidades de Holguín e Santiago de Cuba, que passaram de dois para apenas um por dia, “exceto aos sábados, quando não haverá voos” para estes destinos. O voo de Havana a Baracoa será semanal, apenas às terças-feiras. A companhia informou que os passageiro­s terão até um ano para receber o reembolso das passagens já tinham sido compradas.

No dia 18 de maio, um Boeing 737 alugado pela Cubana de Aviación, com 113 pessoas a bordo, caiu pouco depois de decolar do aeroporto internacio­nal de Havana. A aeronave viajava da capital para Holguín quando caiu, por volta do meio-dia, deixando 112 mortos, entre eles 101 cubanos e 11 estrangeir­os. A única sobreviven­te, Mailén Díaz, de 19 anos, permanece internada em estado crítico.

O jornal oficial Granma informou ontem que prossegue a investigaç­ão do acidente com o Boeing 737 que tinha sido alugado da companhia mexicana Global Air. As autoridade­s do México suspendera­m as operações da empresa para revisar as medidas de segurança de suas aeronaves.

Cuba justifica o aluguel de aviões estrangeir­os pelas restrições do embargo americano, que impede o país de adquirir aeronaves e peças de reposição, embora boa parte de seus aviões seja de fabricação russa ou de outros países do Leste Europeu.

Fontes do governo cubano dizem que a situação da Cubana de Aviación é insustentá­vel. A ilha tem um crônico déficit no transporte interno e a redução dos voos nacionais agrava ainda mais a situação.

 ?? ALEXANDRE MENEGHINI/REUTERS–18/5/2018 ?? Havana. Boeing da Cubana caiu logo após decolagem
ALEXANDRE MENEGHINI/REUTERS–18/5/2018 Havana. Boeing da Cubana caiu logo após decolagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil