O Estado de S. Paulo

OUTROS PAÍSES QUE TROCARAM DE NOME

-

Alto Volta

País tornou-se independen­te em 1960. Quando o revolucion­ário Thomas Sankara tomou o poder, em um golpe de Estado, em 1983, rebatizou o país de Burkina Faso, que significa “Terra dos Homens Dignos”.

Zaire

O Congo virou Zaire em 1971 e os nomes nativos viraram obrigatóri­os – o ditador Joseph-Désiré Mobutu virou Mobutu Sese Seko. Em 1997, Laurent-Désiré Kabila, outro ditador, o rebatizou de República Democrátic­a do Congo.

Rodésia

O nome fazia referência a Cecil Rhodes, um ardente defensor do imperialis­mo britânico. Era demais para os nacionalis­tas africanos, que rebatizara­m o país de Zimbábue após a independên­cia, em 1980.

Honduras Britânica

Em 1973, quando ainda era colônia britânica, o país mudou seu nome para Belize, nome do principal rio da região. A mudança já antecipava a independên­cia, que viria apenas em 1981.

Birmânia

A junta militar mudou o nome do país para Mianmar, em 1989, após violenta repressão a manifestan­tes. A alteração, porém, não foi reconhecid­a por EUA e Reino Unido, que ainda se referem ao país pelo nome antigo.

Suazilândi­a

Em abril, para marcar os

50 anos de independên­cia, o rei Mswati III anunciou que o pequeno país africano passaria a se chamar Reino de eSwatini – ou “Terra dos Suazis”, na língua local.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil