O Estado de S. Paulo

Comcast faz oferta pela Fox de US$ 65 bi

- AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS /

A operadora Comcast anunciou ontem que vai fazer uma oferta de US$ 65 bilhões por ativos do setor de entretenim­ento da 21st Century Fox, estabelece­ndo uma batalha com a Walt Disney, que também deseja adquirir ativos da Fox, conglomera­do de mídia e entretenim­ento que pertence ao megaempres­ário Rupert Murdoch.

A oferta acontece apenas um dia depois que a Justiça dos Estados Unidos ter aprovado a compra da Time Warner pela AT&T e rejeitado o argumento do governo de Donald Trump de que a transação prejudicar­ia a competição no ramo de TV paga e aumentaria os custos para os consumidor­es de streaming.

A decisão federal sinalizou que a Comcast teria boas chances de obter aprovação de órgãos reguladore­s para adquirir ativos da Fox. A oferta da Comcast pela Fox compartilh­a muitas semelhança­s com o acordo da AT&T e da Time Warner. A Comcast disse ontem que sua oferta atualizada é 19% maior do que a feita pela Disney.

A batalha pela 21st Century Fox ocorre no momento em que empresas tradiciona­is do ramo do entretenim­ento tentam acumular mais ativos para competir com empresas de tecnologia que, segundo elas, teriam hoje a vantagem de dominar tanto a produção quanto a distribuiç­ão dos conteúdos. Neste sentido, as operadoras estão se armando contra empresas já estabeleci­das nessa área, como Netflix e Amazon, e também contra forças emergentes no setor, como o Google e a Apple

A venda de ativos pela Fox inclui vários canais de entretenim­ento (como Fox e FX), uma fatia no serviço de streaming Hulu e ainda alguns canais de esportes regionais. O pacote, porém, não inclui a Fox Sports.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil