O Estado de S. Paulo

A deusa que veio de Quintino

- JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG:CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

Obairro carioca de Quintino Bocaiúva, ou simplesmen­te Quintino, tem como filho pródigo o ex-jogador Zico, do Flamengo. Também é de lá uma das novas vozes da dramaturgi­a brasileira, a autora Dione Carlos. Dona de um texto envolvente e direto, com algum lirismo, Dione – nome emprestado da deusa das ninfas do Olimpo – está em cartaz com a montagem de Baquaqua – Documento Dramático Extraordin­ário, que segue com apresentaç­ões em SP nesta sexta e sábado no CEU Paz, dias 22 e 23 no CEU Jaguaré, e dias 26 e 29 de junho no CEU Butantã.

‘BAQUAQUA’ É DO BABADO

Destaque da mostra Dramaturgi­as, no Sesc Ipiranga, Dione é autora de mais de uma dezena de peças, das quais três reunidas no livro Dramaturgi­as do Front, lançado em dezembro passado. Baquaqua é do babado por vários motivos. Levado pela Cia do Pássaro em circulação popular na cidade, o texto da dramaturga de Quintino resgata a história do africano Mahommah Gardo Baquaqua, escravizad­o no Benin e trazido ao Brasil em 1845, quando este ainda era Brazil. O próprio Baquaqua escreveu sua biografia, intitulada An Interestin­g Narrative. Biography of Mahommah G. Baquaqua, contando a saga de como fugiu de seus feitores e acabou chegando ao Haiti e aos EUA, onde estudou inglês e escreveu a obra.

ENTERRO DE PAPEL

Dione será uma das dramaturga­s que fará o enterro simbólico de seus textos no encerramen­to do projeto Dramaturgi­as, às 17 horas deste domingo, 17, cerimônia pra lá de hippie, o que é bom. Sim, é performanc­e de dramaturgo, mas traz a ação como inspiração para semear e futurament­e colher novos frutos teatrais. Como dizem que nesta terra tudo dá, parece haver esperança, ainda que tarde. Também participar­ão na patuscada Kiko Marques, Newton Moreno, Jé Oliveira, Silvia Gomez, Alexandre Dal Farra e Pedro Kosovski.

O PAPEL DO ENTERRO

Sobre matar e morrer, agonizar e despertar, e sobre corpos à deriva e o que nos dizem. Assim é Balé Ralé, peça do escritor Marcelino Freire. Estreia na sexta-feira da próxima semana, dia 22, no Sesc Ipiranga. A montagem vem pelas mãos do grupo carioca Teatro de Extremos (foto), com direção de Fabiano de Freitas.

PONTE AÉREA

O ator Pedro Cardoso está voltando esta semana a São Paulo, em companhia da mulher, a atriz Graziella Moretto, para uma temporada de três meses no Teatro MorumbiSho­pping. Traz três montagens na bagagem em sua viagem de Lisboa, onde mora há três anos: o infantil inédito Nem Sim Nem Não – Uma Peça de Teatro Infantil Que Ninguém Pediu, e duas já de carreira, O Autofalant­e e Uãnuêi – A Festa. Mas tem também texto adulto inédito, A Pessoa Honesta, previsto para o ano que vem.

DORMINDO NO PONTO

Por um problema de edição, o nome do dramaturgo Victor Nóvoa, autor da peça Insones, com estreia prevista para a quinta-feira, dia 21, no Sesc Pinheiros, foi excluído da coluna na edição passada. Aqui jaz a reintegraç­ão de posse.

 ?? JF DIORIO/ESTADÃO ?? Dione Carlos. Dramaturga
JF DIORIO/ESTADÃO Dione Carlos. Dramaturga
 ?? CAIQUE CUNHA ??
CAIQUE CUNHA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil