O Estado de S. Paulo

DOCES DE SP ENCERRAM RAMADÃ NO CATAR

Irmã de xeque encomenda 380 quilos de guloseimas em confeitari­a artesanal de São Paulo

- Cristiano Dias

Começa hoje no mundo islâmico o Eid alFitr, a celebração muçulmana que marca o fim do Ramadã. Em Doha, no Catar, no palácio do xeque Mohamed bin Suhaim al-Thani, o convescote que normalment­e é organizado para celebrar o fim do jejum terá 7 mil doces feitos no Brasil.

A história incomum foi protagoniz­ada por Julie Orberg Piovezanni e Carola Gouvea, duas amigas de infância que montaram a Piece of Cake, uma confeitari­a artesanal na Vila Madalena. Rawda Suhaim al-Thani, a irmã do xeque, se apaixonou pelos doces da dupla pelo Instagram e fez o que pôde para conseguir alguém capaz de escrever uma mensagem em português.

No dia 18 de maio, Julie conta que recebeu um e-mail estranho. “Parecia uma piada, alguém no Catar encomendan­do 7 mil doces”, diz ela. Levou um tempo para descobrir que não era brincadeir­a e iniciar um corrida contra o tempo para produzir tanta coisa em tão pouco tempo.

Desafio maior do que criar 380 quilos de doce é vencer a burocracia brasileira. Foram duas semanas de suspense, cumprindo trâmites, superando uma greve dos servidores da Receita Federal e um feriado de Corpus Christi. A embaixada do Catar tentou enviar a mercadoria como bagagem consular, mas era tanto quitute que o único jeito foi enviar a mercadoria escorada na papelada de exportação.

Portas abertas. No dia 2 de junho, quando a papelocrac­ia foi vencida, era hora de produzir. “Não dava para começar a fazer 7 mil doces sem ter certeza de que conseguirí­amos enviar tudo”, conta Julie. O trabalho incomum, para uma festa a 12 mil quilômetro­s de distância, foi feito em seis dias. Depois de pronta, a encomenda foi colocada em 29 caixas de isopor e enviada com todo cuidado em um Boeing da Qatar Airways para Doha.

A dupla foi junto. No domingo, Julie e Carola chegaram ao Catar e levaram dois dias para montar a mesa de 7,5 metros. A festa começa hoje e não tem dia para terminar – a irmã do xeque diz que pode ela acabar só na terçafeira.

Rawda costuma manter a porta do palácio aberta para amigos e parentes. Normalment­e, ela procura produtos excêntrico­s em países como Suíça, Líbano, França, Itália e Turquia. No entanto, na celebração do Eid al-Fitr deste ano, a mesa terá um toque brasileiro.

 ?? FOTOS: CAROLA GOUVEA ?? Mesa farta. Arranjo de 7 mil doces no palácio do xeque
FOTOS: CAROLA GOUVEA Mesa farta. Arranjo de 7 mil doces no palácio do xeque
 ??  ?? Fim do Ramadã. Julie (E), Rawda e Carola: festa a 12 mil quilômetro­s de distância
Fim do Ramadã. Julie (E), Rawda e Carola: festa a 12 mil quilômetro­s de distância
 ??  ?? Carga de doce. As 29 caixas de isopor enviadas a Doha
Carga de doce. As 29 caixas de isopor enviadas a Doha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil