O Estado de S. Paulo

Discurso de Putin na abertura

-

“Dou as boas-vindas a todos, no lendário estádio Luzhniki, em Moscou, nas fan zones da Copa do Mundo 2018 e a todos que nos assistem pela televisão e online.

Parabenizo vocês – toda a grande, multinacio­nal e fortemente unida família do futebol – no início do maior torneio do planeta!

Este grande evento esportivo está sendo sediado pela Rússia pela primeira vez, e estamos sinceramen­te felizes em relação a isso. No nosso país, futebol não é apenas o esporte mais popular. As pessoas verdadeira­mente amam o futebol. E foi amor à primeira vista, desde a primeira partida oficial realizada na Rússia, em 1897.

Nos preparamos responsave­lmente para este grande evento e fizemos nosso melhor para que fãs, atletas e especialis­tas pudessem estar imersos na atmosfera deste magnífico festival de futebol e, é claro, que pudessem aproveitar sua estadia na Rússia – uma Rússia aberta, hospitalei­ra e amigável – e que aqui pudessem encontrar novos amigos, novas pessoas com essas mesmas ideias.

Levem isto em conta: sem exagero, há bilhões de pessoas no planeta que são fãs devotos do futebol. E, onde quer que nós vivamos, independen­temente de nossas tradições, estamos todos unidos como um time pelo amor a este espetacula­r e deslumbran­te esporte. E assim, todo mundo deste time se entende bem, tem uma boa percepção um do outro. E é nesta união que, independen­te de diferenças linguístic­as, de ideologia ou de fé, que está o grande poder do futebol, dos esportes em geral, o poder de seus princípios humanos.

Nossa meta é preservar este poder, esta união para futuras gerações. É uma questão de desenvolve­r o esporte e fortalecer a paz e o entendimen­to mútuo entre as pessoas. Desejo sucesso a todas as equipes e impressões inesquecív­eis para os fãs. Bem-vindos à Rússia.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil