O Estado de S. Paulo

Rússia acerta a mira e goleia na abertura

- Paulo Favero

A estreia da Rússia na Copa do Mundo em sua casa não poderia ser melhor: goleada de 5 a 0 sobre a Arábia Saudita graças à ótima pontaria de seus jogadores. No duelo entre as equipes na abertura do torneio, os jogadores fizeram a alegria da torcida com chutes precisos que deixaram o goleiro Abdullah AlMayouf desolado.

Os dados fornecidos pelo Footstats mostram que a Rússia chutou 13 vezes a gol, sendo nove com a direção correta. Destes, cinco acabaram entrando, garantindo a goleada. Do outro lado, os sauditas tentaram cinco vezes chegar ao gol adversário, mas sem nenhuma mira, deixando o goleiro Igor Akinfeev como mero espectador.

Três gols do time da casa saíram de dentro da área com menos de 10 metros das traves. Gazinsky marcou pelo lado direito, Dzyuba pelo meio (de cabeça) e Cheryshev pela esquerda. Nos acréscimos, Cheryshev fez mais um, da entrada da área, no lado esquerdo, e Golovin finalizou o placar numa linda cobrança de falta de mais de 20 metros de distância.

Apesar da superiorid­ade no placar, foi a Arábia Saudita quem ficou mais tempo com a bola nos pés. A seleção do Oriente Médio teve 56,6% de posse contra 43,4% dos rivais. Isso mostra como os russos deixaram os árabes tocar a bola – foram 460 passes certos e 45 errados – enquanto esperavam o momento de matar o jogo.

A Rússia, por sua vez, acertou 267 passes e errou 38. O destaque da equipe nesse quesito foi o lateral Mario Fernandes, nascido no Brasil e naturaliza­do russo. Ele deu 42 passes certos e apenas dois errados, liderando seu time na estatístic­a e ajudando a equipe a evitar contra-ataques perigosos.

Outra arma da Rússia no confronto foi parar o duelo sempre que podia. Os jogadores cometeram 21 faltas, sendo 15 no segundo tempo, enquanto os sauditas fizeram apenas 10. Foi um confronto com mais infrações do que o normal para uma partida de Copa, mas mesmo assim a arbitragem não viu lances de grande violência. Apenas dois jogadores receberam o cartão amarelo, um para cada lado: Golovin para a Rússia e Taiseer AlJassam para a Arábia Saudita.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil