O Estado de S. Paulo

BNDES oferece apoio às empresas de proteína animal

Setor tem queda de 15% na exportação por causa do embargo chinês ao frango e foi afetado pela greve dos caminhonei­ros

- Renata Batista/ RIO

O Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social (BNDES) está aberto a discutir medidas de alívio para as empresas do setor de proteína animal. Empresas do setor amargam queda nas exportaçõe­s de 15% em relação ao ano passado, sofrem com o embargo provisório da China a vários produtores de frango foram fortemente afetados pela recente greve dos caminhonei­ros.

De acordo com o presidente da instituiçã­o, Dyogo Oliveira, o BNDES ainda não foi procurado, mas está pronto para apoiar. Representa­ntes do segmento têm levantado essa possibilid­ade de ajuda do governo nesse momento difícil.

“O banco está preparado para eventualme­nte fazer alguma ação de alívio do fluxo de caixa das empresas nesse momento. Estamos aguardando”, disse Oliveira.

Em paralelo, o governo brasileiro trabalha para que o embargo provisório da China a produtores de frangos brasileiro­s não se torne definitivo. Segundo o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, a decisão chinesa não tem relação com a disputa comercial do país com os Estados Unidos.

“A relação entre Brasil e China é sólida. É nosso principal parceiro comercial. Estamos conversand­o para adensar a nossa troca comercial em serviços”, disse o ministro.

Sem justificat­iva. De acordo com Marcos Jorge, a decisão chinesa pegou de surpresa o setor e o governo brasileiro. Além disso, não tem justificat­iva. O Brasil não tinha sequer a expectativ­a de que a decisão provisória saísse nesse momento.

“Estive na China sensibiliz­ando o governo chinês. Não estamos praticando nenhum tipo de prática desleal. Estaremos acompanhan­do o processo legal”, completou o ministro, frisando que o Brasil continua mandando sinais positivos para o governo chinês.

“Eles (representa­ntes do governo chinês) nos encaminhar­am uma carta parabeniza­ndo a decisão do governo brasileiro (que suspendeu barreiras para produtos chineses no setor de aço)”, ressaltou Marcos Jorge.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil