O Estado de S. Paulo

BRASIL AVANÇA EM TODAS AS DIREÇÕES

Não foi só a economia que melhorou. Em dois anos, País bateu recordes em programas sociais, saúde, educação, meio ambiente, energia, agropecuár­ia e diversas outras áreas

-

Quem acompanha o noticiário sabe que os fundamento­s da economia brasileira melhoraram muito nos últimos dois anos. Mas muitos avanços que o País alcançou nesse período ainda são pouco conhecidos. Este Caderno Especial faz um balanço das principais realizaçõe­s da administra­ção federal não apenas na economia, mas em outras áreas.

Em comparação com 2016, hoje o País é outro. A inflação anual, que chegou a 9,39% em março daquele ano, caiu para 2,68%. Os juros básicos foram reduzidos de 14,25% para 6,5%. E o Produto Interno Bruto (PIB), depois de cair 8,2% em onze trimestres consecutiv­os de recessão, voltou ao azul e mantém trajetória ascendente. O governo aprovou a Reforma Trabalhist­a e a lei do teto de gastos, recuperand­o a confiança no equilíbrio das contas públicas. Longe dos holofotes, porém, outras áreas do governo alcançaram resultados tão ou mais expressivo­s do que esses nos últimos dois anos.

ÁREAS SOCIAIS

No Bolsa Família, a gestão eficiente conseguiu ao mesmo tempo combater fraudes e aumentar o acesso ao programa, que alcançou a marca recorde de 14,2 milhões de famílias beneficiár­ias. A fila para ingressar no programa, que havia chegado a 1,9 milhão de famílias em maio de 2015, foi zerada em agosto do ano passado.

Na educação, o governo concedeu um número recorde de bolsas de estudo pelo Programa Universida­de para Todos (ProUni). Na saúde, bateu recorde de atendiment­os nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), aumentou os investimen­tos em Atenção Básica e está renovando 65% da frota de ambulância­s do Samu. O Minha Casa, Minha Vida acelerou o ritmo, entregando 1 milhão de unidades em dois anos e contratand­o outras 882 mil em apenas 20 meses. A concessão de títulos de propriedad­e da reforma agrária alcançou patamares inéditos. Em 2017, foram emitidos 26.523 títulos definitivo­s de domínio para assentados, número mais de dez vezes maior que a média registrada de 2003 a 2016, de 2.600 concessões anuais.

Avanços da mesma magnitude ocorreram em segmentos como meio ambiente, desenvolvi­mento regional, energia, governança das estatais, agropecuár­ia, segurança pública, política internacio­nal e construção de portos, aeroportos e rodovias – como pode ser visto nas próximas páginas.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil