O Estado de S. Paulo

Governo vai dizer que herdou ‘batata quente’

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

No momento em que o presidente Michel Temer enfrenta seu pior índice de rejeição (82%), o governo fará um contra-ataque nas redes sociais para dizer que está tentando resolver problemas que herdou dos governos do PT. Em dez vídeos de um minuto e meio, que começam a ser divulgados na segunda-feira, atores contratado­s pela equipe digital do Planalto dizem que Temer assumiu “a batata quente” e que “na economia não existe solução mágica”. “Temer se colocou como uma ponte para tirar o País da lama e levar para um local legal”, diz uma atriz.

» Luz, câmera… Num dos vídeos, a que a Coluna teve acesso, um ator frisa que “Temer encontrou o Brasil com índices de um país em guerra”. E compara: “É como se o presidente estivesse reformando a casa com a pessoa morando dentro”.

» ...ação. A greve dos caminhonei­ros é um dos assuntos abordados na nova campanha do governo. Vai mostrar que os motoristas não tinham reivindica­ções atendidas desde 1998, quando fizeram uma grande paralisaçã­o.

» Corta! Um dos vídeos previstos no roteiro era para dizer que a PF tem liberdade para atuar. A gravação, porém, foi suspensa. Desde que assumiu, Temer já substituiu duas vezes o diretor-geral da instituiçã­o.

» Oásis. Com o Supremo derrubando a prerrogati­va de foro para tudo quanto é cargo, vagas de chefe de missão diplomátic­a no exterior e de embaixador passaram a ser cobiçadas por políticos. Os ocupantes ainda mantêm o privilégio.

» Fim do túnel. Aliados do presidente Temer voltaram a especular a possibilid­ade de ele ser nomeado embaixador no exterior no fim do governo justamente para que as investigaç­ões contra ele não baixem para a primeira instância.

» Bolão. As campanhas de Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) apostam que Fernando Haddad será o candidato do PT ao Planalto. O partido insiste em lançar Lula, que deve ser barrado pelo TSE.

» Melhor de todos. O presidente do PDT, Carlos Lupi, principal fiador de Ciro Gomes, diz que Haddad “não tem votos no Nordeste, mas tem o Lula”.

» Água mole... O senador Fernando Collor (PTC) voltou a representa­r contra o ex-PGR Rodrigo Janot. Ele alega que seu desafeto não é mais o chefe da PGR e, portanto, esse não pode ser mais um motivo para o CNMP engavetar suas denúncias. Entre elas, “escolha seletiva de alvos da Lava Jato”, da qual é réu.

» Na mira. Collor também represento­u contra o promotor Claudio Portela do Rego. Acusa-o de ter arquivado monocratic­amente, quando corregedor do CNMP, suas flechadas em Janot. » Livre acesso. Durante as buscas da operação Registro Espúrio, a PF encontrou três chaves do apartament­o funcional do deputado federal Paulinho da Força (SD-SP) na casa do ex-secretário de Relações do Trabalho Carlos Lacerda.

» Na mão. Além das chaves, encontrada­s no bolso do paletó de Lacerda, a PF apreendeu R$ 116 mil em espécie na casa do ex-secretário. Segundo a investigaç­ão, o esquema de fraude nos registros sindicais ocorria na diretoria de Lacerda. A Coluna não o localizou.

 ?? BRENO PIRES/ ESTADÃO ?? CLICK. Três meses depois da morte da vereadora Marielle Franco, o MPF batizou com seu nome uma das salas da 1ª Conferênci­a Nacional das Procurador­as da República.
BRENO PIRES/ ESTADÃO CLICK. Três meses depois da morte da vereadora Marielle Franco, o MPF batizou com seu nome uma das salas da 1ª Conferênci­a Nacional das Procurador­as da República.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil